
Em sessão realizada nesta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a concessão da Comenda 2 de Julho para Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro. A homenagem é a mais alta honraria do Parlamento baiano.
O projeto para entrega da comenda foi apresentado pelo deputado bolsonarista Leandro de Jesus (PL). O parlamentar explicou que a honraria é destinada a reconhecer personalidades que se destacam por serviços de grande relevância prestados à Bahia, ao Brasil e à sociedade.
“O presente projeto propõe a concessão da honraria ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Bomfim de Castro e Silva, em razão de sua destacada atuação no combate ao crime organizado, especialmente por meio da megaoperação deflagrada em 2025 contra a facção criminosa Comando Vermelho, uma das mais estruturadas organizações de tráfico de drogas e armas da América do Sul”, relatou o autor do projeto
Segundo Leandro de Jesus, a megaoperação no Rio representou “um duro golpe contra o crime organizado, contribuindo para desarticular rotas de tráfico e fluxos financeiros ilícitos que impactavam diretamente a segurança pública baiana“.


