Política

Jerônimo fala sobre possível adesão do PRD na base para 2026

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou de agenda em Salvador, na segunda-feira (28)

Jerônimo fala sobre possível adesão do PRD na base para 2026
Yuri Abreu/PS Notícias

Durante a entrega de equipamentos para seis municípios da Bahia que estão sofrendo com a seca, em Salvador, na segunda-feira (28), o Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, foi questionado, em coletiva de imprensa, sobre uma possível adesão do PRD – legenda que surgiu da fusão do Patriota e do PTB – a sua base de apoio.

A legenda, homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em novembro de 2023, tem dois vereadores na capital baiana – Fábio Souza e Kênio Rezende – que fazem parte do conjunto de partidos que dão suporte a gestão Bruno Reis (União) no município.

Contudo, nos bastidores, comenta-se que dois nomes do União Brasil – o deputado federal Elmar Nascimento e o deputado estadual Marcinho Oliveira – almejam ter o controle do PRD na Bahia. Os parlamentares já vem sinalizando apoio, respectivamente, aos governos Lula e Jerônimo – Marcinho de forma mais contundente, com presença constante nos eventos do petista, pela Bahia.

Reação do Governador Jerônimo Rodrigues

“Você já viu algum da gente desprezar apoio? Apoio é bem-vindo, mas apoio para a gente tem palavra. Então tem acordo para a gente dizer: ‘vamos até aqui, qual é a combinação, que cobrança pode ser feita'”, disse Jerônimo, que ainda falou sobre a presença de Marcinho Oliveira nos eventos do governo.

“Vocês estão vendo sempre o Marcinho acompanhando a gente ninguém está botando corda no pescoço de Marcinho, nem ele está botando corda no pescoço da gente […] é a maturidade dele, mas tem a sobrevivência de quem será candidato, de um governador de um presidente e de deputados então será assim bem-vindo e bem acolhido”, completou.

Adolpho Loyola espera fechar retorno do PDT até sexta-feira

O secretário de Relações Institucionais do governo Jerônimo Rodrigues (PT), Adolpho Loyola, espera anunciar, até a próxima sexta-feira (2), a adesão do PDT à base de apoio a gestão estadual.

Ontem, na mesma cerimônia de entrega de equipamentos para seis municípios da Bahia que estão sofrendo com a seca, Loyola detalhou como tem sido as conversas com o PDT e disse acreditar em um desfecho positivo.

“Nós vamos fazer uma reunião na quarta [amanhã] com os prefeitos do PDT, os oito prefeitos e os vice-prefeitos, vamos fazer uma agenda. O partido convidou o governador para esse evento, com os seus prefeitos, então nós vamos participar. Na quinta nós vamos ter um almoço com o ministro da Previdência, que é o presidente do PDT, Carlos Lupi, e na sexta-feira a gente pretende fazer esse anúncio do PDT na base do governo do Estado”, afirmou Loyola em declaração à imprensa.