A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”, acontece neste domingo (5) e 760 mil candidatos devem comparecer para realização da prova. Nesta edição, o CNU oferece 3.652 vagas, em 32 órgãos da administração pública federal. A prova será aplicada em 1.294 locais em 228 cidades.
Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), o certame exige atenção dos participantes quanto aos horários, documentos obrigatórios e regras do edital.
Os portões serão fechados às 12h30, seguindo o horário oficial de Brasília. As provas começam às 13h e seguem até 18h para cargos de nível superior, e até 16h30 para os de nível intermediário (médio e técnico).
Para evitar contratempos, o MGI e a FGV recomendam que os candidatos consultem o cartão de confirmação com antecedência no site do CNU 2025. Assim, o documento traz informações essenciais, como o endereço completo do local de prova, número de inscrição e eventuais atendimentos especializados. Além disso, é importante planejar o deslocamento, já que o trânsito deve ficar intenso nas proximidades dos locais de aplicação.
O que levar para a prova
No dia da prova, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto, físico ou digital, desde que o formato digital seja acessado nos aplicativos oficiais com login GOV.BR, como o e-Título, CNH Digital ou Carteira de Identidade Digital. Dessa forma, prints, fotos ou cópias não serão aceitos.
Documentos válidos:
- Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Corpos de Bombeiros Militares;
- Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.);
- Passaporte brasileiro;
- Certificado de reservista;
- Carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação.
Os candidatos devem levar ainda uma caneta esferográfica azul ou preta (em material transparente) e o cartão de confirmação. A impressão deste é recomendada, mas não obrigatória. Além disso, a organização permite que os participantes levem água e alimentos leves, desde que estejam em embalagens transparentes e sem rótulos.
Por outro lado, aparelhos eletrônicos, óculos escuros, chapéus, lápis, borrachas e corretivos estão proibidos. Os candidatos devem lacrar celulares e outros dispositivos eletrônicos em envelope individual, conforme orientação dos fiscais.
Programação do CNU
Após a aplicação das provas, o cronograma prevê que o resultado das provas objetivas e a convocação para a etapa discursiva sejam divulgados em 12 de novembro. Assim, a prova discursiva está marcada para 7 de dezembro, e a verificação de cotas ocorrerá entre 30 de novembro e 8 de dezembro. O resultado final está previsto para 30 de janeiro de 2026.