Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O ano de 2026 deve começar com mudanças no secretariado do Estado da Bahia. Durante coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira (6), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou que parte dos secretários do seu governo deixará os cargos ainda em janeiro. As saídas, segundo o gestor, se justificam pelas disputas durante as eleições deste ano.

“Vou fazer uma reforma. Janeiro é a minha data. Vou chamar uma reunião para fazer um balanço e, a partir daí, realizar a reforma”, disse à imprensa, durante a posse da nova mesa diretora do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA).

Dentre as baixas no governo deve estar o nome do secretário da Casa Civil, Afonso Florence (PT), e também do atual secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito (PSD). Ambos pleiteiam uma vaga na Câmara dos Deputados.

Outras baixas na gestão

Outros dois nomes que devem deixar a gestão Jerônimo Rodrigues são as secretárias Fabya Reis, da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), e Rowenna Brito (PT), da Educação. A especulação é de que ambas concorrerão a cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia.

Neusa Cadore (PT), à frente da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que atualmente está licenciada do mandato na Alba, também deve deixar a pasta. Além dela, a expectativa é que os cargos ocupados por Pablo Barrozo (Avante) à frente da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura; Osni Cardoso (PT) secretário de Desenvolvimento Rural; Jusmari Oliveira (PSD) que responde pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), fiquem vagos.

Também se especula a saída do governo, afim de pleitear uma vaga na Alba, do secretário Ângelo Almeida (PSB) que comanda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Larissa Moraes (MDB) secretária da Infraestrutura Hídrica e Saneamento; e Heber Santana (Podemos) que atualmente está à frente da superintendente da Defesa Civil da Bahia.