Veja o resumo da noticia

  • Interdição preventiva da ponte 'Giruzina' entre Bahia e Minas Gerais devido ao risco de desabamento na BA-283 sobre o Rio Buranhém.
  • A ponte é essencial para a mobilidade entre Guaratinga (BA) e Santo Antônio do Jacinto (MG), que compartilham a responsabilidade da manutenção.
  • Interdição impacta o acesso a distritos e povoados, ligando a região ao território mineiro, com rota alternativa por estrada antiga.
  • Causas: Vigas cedendo devido ao tráfego intenso de veículos pesados, transporte escolar e escoamento da produção agrícola/pecuária.
  • Avaliação técnica da estrutura para identificar danos e planejar reparos será realizada por equipes das duas prefeituras na quinta-feira.
Foto: Buerananet
Foto: Buerananet

Conhecida como “Giruzina”, uma ponte localizada na divisa entre a Bahia e Minas Gerais, está interditada desde a última segunda-feira (16), de forma preventiva, após apresentar risco de desabamento. A estrutura fica sobre o Rio Buranhém, também chamado de Rio do Peixe, na BA-283.

A passagem é essencial para a mobilidade da região e pertence às prefeituras de Guaratinga, na Bahia, e Santo Antônio do Jacinto, em Minas. Ambos municípios dividem a responsabilidade pela manutenção do local.

Alternativa

Com a interdição, diversas localidades estão impactadas, pois nenhum tipo de veículo pode passar pelo local. A estrutura liga o distrito de Buranhém, os povoados de Córrego do Trançador e Córrego da Treita, além do distrito de Monte e o município de Jucuruçu, ao território mineiro.

No entanto, apesar do bloqueio, há um acesso alternativo pela estrada antiga da região, que pasa por uma via próxima a um laticínio.

As vigas de sustentação da estrutra estariam cedendo devido ao tráfego diário intenso de caminhões pesados, transporte escolar e escoamento da produção agrícola e pecuária da região. Além disso, a ponte apresenta sinais de comprometimento e estaria praticamente desabando.

Próximos passos

A previsão é de que, na quinta-feira (19), uma equipe da Secretaria de Infraestrutura de Guaratina, em parceria com técnicos de Santo Antônio do Jacinto, realize uma avaliação técnica da estrutura para apontar danos e elaborar as ações de reparo.

Não há previsão para a liberação da ponte.