
A Prefeitura de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, decretou situação de emergência após as fortes chuvas atingirem a cidade e culminarem com a cheia do Rio Subaé, que deixou transtornos principalmente no centro do Município.
A decisão foi tomada no último sábado (3). Segundo a gestão santo amarense, 354 famílias foram afetadas pelas inundações que causaram alagamentos em diversos bairros e comunidades do município.
Cerca de 150 pessoas estão desabrigadas e sendo acolhidas em três unidades de ensino que foram estruturadas como pontos de apoio para receber as famílias afetadas.
Além disso, a Prefeitura instalou um QG de monitoramento e plantão na Escola Municipal Stella Mutti, localizada na Praça da Purificação, onde as equipes da força-tarefa acompanham em tempo real a evolução do cenário e coordenam as ações de resposta.
Ainda conforme a Prefeitura, as áreas mais afetadas, até o momento, incluem os bairros e localidades do Bonfim, Ideal na Rua das Viúvas e Rua São José, Baixa da Égua, Trapiche de Baixo, Sacramento, Feira Livre, Avenida Caboclo, Pitanga, Ilha do Dendê e o distrito de Acupe.
Aulas suspensas na cidade
Diante do cenário de reconstrução em Santo Amaro, a Prefeitura informou, no domingo (4), que aulas foram suspensas nesta segunda-feira (5), devido à necessidade de reorganização de algumas unidades escolares para receber os desabrigados.
‘A natureza grita’, diz Maria Bethânia após enchente atingir Santo Amaro
A cantora Maria Bethânia usou as redes sociais, no domingo (4), para pedir ajuda para Santo Amaro, sua cidade natal no Recôncavo baiano, gravemente atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias.
Em um vídeo divulgado nas plataformas digitais (veja abaixo), Bethânia narra um texto com tom emocionado enquanto imagens mostram os alagamentos e os estragos causados pelo transbordamento do rio Subaé, que corta o município.
“S.O.S para Santo Amaro da Purificação. A natureza grita”, escreveu a artista na legenda da publicação.