Foto: Márcia Santana
Foto: Márcia Santana

Uma mulher suspeita de vender armas para facções criminosas do sul da Bahia foi presa nesta segunda-feira (15), em Ilhéus. A prisão ocorreu durante uma operação conjunta das polícias Civil, Militar e Federal que, ao todo, prendeu 28 pessoas.

Segundo informações da Polícia Civil, as investigações apontaram que a suspeita, que não teve a identidade revelada, vendeu uma pistola calibre 9 milímetros por cerca de R$ 10 mil. No entanto, ela não realizou a entrega do armamento.

Assim, para despistar os agentes, a suspeita costumava trocar de endereço com frequência.

Operação Costa Segura

Deflagrada nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Uruçuca e Itacaré, a Operação Costa Segura também registrou prisões nos estados do Rio de Janeiro e da Paraíba. A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não especificou qual facção criminosa foi alvo da operação.

De acordo com a Polícia Federal, entre os 28 presos estão chefes do grupo criminoso, responsáveis por coordenar homicídios, distribuir armas e gerenciar o tráfico de drogas no sul da Bahia. Os investigados também mantinham contato com lideranças do tráfico em outros estados. Além disso, das 28 pessoas presas, nove são mulheres.

Os suspeitos não tiveram as identidades reveladas. Durante o cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam pistolas, granadas e uma câmera de monitoramento.

Em Itabuna, foram cumpridos 10 mandados de prisão dentro do Conjunto Penal da cidade. Assim, os agentes revistaram oito celas, onde encontraram celulares, facas e drogas.