Inelegível

Vereador mais votado na história de Tanque Novo perde mandato; Entenda

Vereador Cleiton Vieira foi acusado de usar empresa para comprar votos de eleitoras

Vereador Cleiton Vieira. Foto: Divulgação
Vereador Cleiton Vieira. Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral cassou o mandato de Cleiton Vieira Batista (PP), vereador mais votado da história de Tanque Novo, no sudoeste baiano. O legislador foi denunciado por compra de votos nas eleições do ano passado.

Ele perdeu o diploma de vereador e foi declarado inelegível por oito anos. Também houve a imputação de uma multa no valor de R$ 30 mil.

O juiz Edson Nascimento Campos, da 168ª Zona Eleitoral de Igaporã, foi quem expediu a decisão. Assim, ao analisar o caso, o magistrado acolheu a denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Segundo a representação protocolada, o vereador teria usado a empresa Diamantina Atacadista, da qual é sócio, para comprar voto de eleitores através de transferências via Pix.

Vereador Cleiton Vieira se Defende de Acusações

O vereador, em sua defesa, alegou que as transferências financeiras investigadas ocorreram em um contexto de transação comercial. Dessa forma, argumentou, não houve pedido explícito de voto em troca desses valores. Assim, a declaração de Vieira buscou desassociar as movimentações financeiras da prática ilícita de compra de votos.

A Justiça Eleitoral cassou o mandato de Cleiton Vieira em primeira instância. Foto: Divulgação

Contudo, ao analisar o caso, o juiz eleitoral constatou que o conjunto de provas foi suficiente para formar juízo seguro a respeito da ocorrência de compra de votos por parte do vereador.

“Restou devidamente comprovado que houve a efetiva entrega de vantagem pessoal de natureza econômica – especificamente, valores em dinheiro pagos a eleitoras”, narrou o magistrado na sentença.

O vereador Cleiton Vieira ainda pode recorrer contra a decisão.

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.