Desde o início das operações em Salvador, a plataforma de aluguel de patinetes elétricos já foi usada para 431 mil viagens. Em meio à alta procura, mais de duas mil pessoas já foram banidas do serviço por uso inadequado dos equipamentos.
A Prefeitura de Salvador divulgou as informações na tarde desta segunda-feira (15). A empresa JET é a responsável pela operação dos patinetes. Conforme relatou a gestão municipal, a ação de fiscalização já alcançou mais de 10 mil usuários em situação de uso irregular.
“A grande maioria dos usuários faz o uso correto. Com aqueles que são flagrados desrespeitando as normas, temos adotado as sanções legais”, disse o secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza.
Fiscalização
As ações de fiscalização são realizadas pela prefeitura com apoio da Guarda Civil Municipal e da empresa JET.
De acordo com a administração municipal, o termo de credenciamento prevê que a empresa mantenha uma equipe permanente na fiscalização do uso dos equipamentos.
A prefeitura informou que uma ação ocorreu na orla da Boca do Rio no último sábado (13). Na ocasião, três pessoas foram flagradas utilizando o equipamento em dupla.
“Geralmente são pais que dividem o equipamento com seus filhos. Nós entendemos que é um anseio das crianças, mas é um exemplo ruim para quem compartilha na sociedade o papel de educar”, contou Pablo Souza.
Regras
Em julho deste ano, a prefeitura de Salvador publicou o Decreto nº 40.301/2025. O documento estabelece as diretrizes para a circulação e utilização dos equipamentos na cidade. Entre as regras estabelecidas está a proibição do uso por mais de uma pessoa simultaneamente. Além disso, menores de 18 anos não podem utilizar os patinetes.
Desde o início da operação, a empresa responsável pelo projeto já realizou 91 escolas de condução dos patinetes. Nesse sentido, a iniciativa já capacitou mais de 5,4 mil pessoas.
As escolas acontecem todos os finais de semana em pontos fixos como a Avenida Magalhães Neto e o Jardim dos Namorados, sempre aos domingos.
Atualmente, a cidade possui 938 equipamentos em operação. De acordo com a prefeitura, mais de 132 mil usuários estão cadastrados na plataforma. Assim, em oito meses de operação, 260 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera.