
A Salvador das avenidas Joana Angêlica, Adhemar de Barros, Milton Santos e Mãe Stella de Oxóssi, pode passar a ter uma rua chamada Jimmy Cliff. A proposta de renomear algum logradouro com a homenagem é do vereador André Fraga (PV). Cliff morreu há cerca de um mês, em decorrência de uma pneumonia, aos 81 anos.
O músico é reconhecido mundialmente como uma das vozes mais importantes da música reggae (reggae music). No PL, proposto no último dia 3 de dezembro, o vereador justifica a influência do artista não apenas no papel de projetar o reggae, enquanto estilo musical, para o cenário internacional, como também por sua contribuição para que o gênero se tornasse um dos movimentos musicais mais influentes do mundo, além da relação do rítmo com a capital baiana.
“Salvador, cidade cuja história, identidade e expressão cultural dialogam profundamente com matrizes afro-diaspóricas, tem no reggae um de seus elementos artísticos mais vivos, influenciando gerações de músicos, produtores, dançarinos e comunidades. O movimento reggae na Bahia — especialmente no Subúrbio Ferroviário, na Liberdade e no Centro — se consolidou como manifestação cultural marcante, conectando Salvador à Jamaica e criando laços simbólicos que ultrapassam fronteiras.”
Ainda não há previsão de quando o PL deve ser levado à análise das comissões internas da Câmara Municipal de Salvador. Se aprovado, o texto deve ser direcionado ao plenário da Casa, onde será discutido e, posteriormente, votado.
Fraga não é o primeiro parlamentar a propor uma homenagem à Jimmy Cliff. No fim do mês de novembro, o vereador João Cláudio Bacelar (Podemos) apresentou um requerimento solicitando ao Executivo a instalação de uma estátua em bronze em homenagem ao cantor e compositor jamaicano.
Morte
Jimmy Cliff, morreu no último 20 de novembro. O óbito foi confirmado pela esposa do artista. Latifa esclareceu que Cliff morreu após ter uma convulsão, seguida de pneumonia.
“Para todos os seus fãs em todo o mundo, saibam que o vosso apoio foi a força dele durante toda a sua carreira. Ele realmente apreciou cada fã pelo seu amor. Jimmy, meu querido, que descanse em paz. Seguirei os teus desejos”.
Jimmy Cliff é conhecido por canções como ‘The Harder They Come’, ‘You Can Get It If You Really Want’ e ‘Many Rivers to Cross’. Ele foi um dos pilares do reggae e do ska jamaicano, tendo influenciado gerações de artistas.


