Entre os dias 21 e 25 de outubro, Salvador será o epicentro da animação, dos games e das novas linguagens digitais com a realização do VII Animaí, Festival Baiano de Animação e Games, um dos maiores eventos do país dedicados à cultura digital.
Com programação totalmente gratuita, o festival promove mostras, oficinas, painéis, encontros de mercado, exposições e atrações culturais. A proposta reuni criadoras(es), produtoras(es), pesquisadoras(es) e público em uma celebração da criatividade e da tecnologia.
Pioneiro na Bahia, o Animaí 2025 reafirma sua vocação como espaço de formação, inovação e circulação de ideias, fortalecendo redes criativas e estimulando novas trajetórias artísticas. Ao longo de cinco dias de programação.
O evento ocorre com ações espalhadas pelo Cine Glauber Rocha, Espaço Cultural da Barroquinha, Café Teatro Nilda Spencer e Escolab Subúrbio 360.
Cine Glauber Rocha – Centro
21/10 (terça) – Cerimônia de abertura, com exibição do longa Glória & Liberdade (PE), de Letícia Simões.
22 a 25/10 – Mostra Competitiva de Animação e Games.
24/10 (sexta) – Painel Universo da Voz, com Kaká Fernandes, Rafaela Liberato, João Pedro e Davi Mieza. Em seguida a Palestra-Show “Batalha da Voz”, com Nina Novaes e convidados.
25/10 (sábado) – Cerimônia de Premiação e Festa de Encerramento (Workchopp).
Café Teatro Nilda Spencer – Barroquinha
Painéis e workshops sobre políticas públicas, histórias em quadrinhos e futuro do fomento audiovisual, com nomes como Cristiane Ribeiro (GAMA), Igor Bastos (ABRANIMA), Marina Sena (DIMAS), Pola Ribeiro e Hugo Canuto.
Espaço Cultural da Barroquinha
Encontros sobre animação baiana, políticas para games, ensino e games educativos, localização de voz e som. Além disso, terá a palestra O Universo da Voz, com Mariana Ferrari.
Escolab Subúrbio 360 / Espaço Boca de Brasa
Oficinas, jogos interativos e exibições das sessões Matinê e Tarde Animada.
Destaque para a Oficina Animada, com experiências em robótica, óculos de realidade virtual, eletrônica lúdica, pixel arte e caneta 3D.
Workshop “Jogos e Educação”, voltado a professoras(es) da rede pública, com Silvani Neri.