Reformas e requalificações

Secretário reforça importância de investimentos na cultura

Bruno Monteiro também citou locais culturais que passam pelo processo de requalificação

Foto: Ane Catarine / PS Notícias
Foto: Ane Catarine / PS Notícias

O Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro marcou presença no evento que marcou a inauguração da requalificação da Casa da Música e do Centro de Atividades do Parque do Abaeté. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (3), em Salvador.

A cerimônia celebra os 32 anos do parque, criado para preservar a Lagoa do Abaeté, um dos mais importantes pontos turísticos da Bahia.

Em entrevista, o secretário Bruno Monteiro reforçou a importância dos investimentos e destacou os ambientes culturais como polos agregadores.

“Nós entendemos esses espaços como essenciais para a união, desenvolvimento e encontros que a cultura possibilita. Entendendo esses espaços como grandes pontos, polos de agregar e de desenvolver a cultura como um todo. Os municípios que têm equipamentos culturais são os municípios que mais tiveram projetos inscritos, o que mais tiveram pessoas participando das oficinas, então tudo isso ajuda a reunir, a fomentar, a preparar mais a cultura para participar desses projetos, mas também para desenvolver suas atividades, para qualificar, para ter novas trocas com outras atividades, então nós temos também investido na cultura”, explica o secretário.

Além disso, Bruno Monteiro também destacou as ações de reformas e requalificações realizadas pelo estado da Bahia.

“A Bahia tem uma política de valorização, requalificação e ampliação da rede de equipamentos culturais. Nós fazemos isso sob todas as dimensões. Assim como nós estamos fazendo a maior reforma da história do Teatro Castro Alves, com investimento de 260 milhões de reais. Já entregamos os centros de cultura de Juazeiro, de Itabuna, de Porto Seguro. Estamos entregando a Casa da Música hoje, ainda temos o Teatro do Dona Canô, de Santo Amaro e outros equipamentos que estão em reforma também”, disse Bruno Monteiro.