Estudantes do Colégio Estadual de Professora Sílvia Ferreira de Brito, de Ribeira do Pombal, criaram um absorvente sustentável com fibra de bananeira.
A ideia surgiu depois que o orientador dos alunos pediu que eles buscassem nas próprias comunidades algo que precisasse de melhorias por meio da ciência. Foi então que os alunos decidiram criar algo voltado para a dignidade menstrual.
A aluna Mirelly Santana explica como desenvolveu o produto: “Como moradora da zona rural, nossa colega Bianca deu a ideia de usarmos a fibra da bananeira, porque ela tem alto poder de absorção de líquidos. Retiramos a fibra, buscamos formas de esterilizar para evitar fungos e fizemos os testes de absorção de líquidos”.
Os próximos passos envolvem patentear a ideia e buscar parcerias para aumentar a oferta. O projeto tem coorientação dos professores Juliana Ribeiro, Valderlanea Nobre, Damião Cardoso, Sandoval Caitano e Elizângela Costa. Além de Bianca de Oliveira e Antonio Kelvin, a equipe é formada pelos estudantes Mirelly Santana, Guilherme Malta, Laiza Victória e Ana Raquel.