Educação

MEC lança plataformas para estudo do Enem e acesso a livros virtuais

O segundo lançamento é focado no incentivo à leitura. De acordo com a pesquisa realizada pela Câmara Brasileira do Livro, no ano de 2024 foi constatado que metade dos brasileiros não lê livros

Foto: Vitor Vasconcelos / Secom / PR
Foto: Vitor Vasconcelos / Secom / PR

Nesta quarta-feira (13), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a criação de duas plataformas para apoiar alunos na preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e estimular a leitura em todo país. 

“O MEC Enem  vai permitir que o aluno, o jovem, possa se preparar para o Enem. Inclusive, fazer redação e a própria plataforma corrigir. Vai ser um estímulo”, afirmou o ministro.

O segundo lançamento é focado no incentivo à leitura. De acordo com a pesquisa realizada pela Câmara Brasileira do Livro, no ano de 2024 foi constatado que metade dos brasileiros não lê livros. Ainda de acordo com a pesquisa, pela primeira vez a proporção de não leitores é maior do que a de leitores na população brasileira.

“O MEC Livros é uma plataforma de acesso à leitura de livros digitais. Vai permitir estimular a leitura. Você está em uma parada de ônibus, bota lá o QR Code e vai ter acesso a uma biblioteca digital. Vai estar em um posto de saúde esperando ser atendido e vai ter o acesso”, prosseguiu o ministro.

As duas plataformas devem entrar em funcionamento ainda este ano e serão gratuitas para toda a população.