Neste 15 de outubro, Dia dos Professores, a professora e secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, reforçou a importância de investir na valorização dos profissionais da educação como forma de melhorar a qualidade do ensino no estado.
Durante entrevista ao programa PNotícias, da rádio Piatã FM, ela destacou que a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) realizou, no início de outubro, o pagamento da quarta parcela do precatório do Fundef e do abono extraordinário para coordenadores e professores ativos e inativos. Além disso, reafirmou o compromisso com o pagamento do piso salarial da categoria.
“Hoje é um dia muito especial. Um dia para reafirmar a luta constante dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. (…) Estamos comprometidos com a valorização desses profissionais. A Bahia paga 2% a mais do piso nacional dos professores, que é lei. Também já pagamos os precatórios e o abono extraordinário para esses professores no mês de outubro”, afirmou.
A lei que autorizou o pagamento dos precatórios e do abono extraordinário foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e sancionada por Jerônimo, beneficiando cerca de 87 mil professores e representando R$ 1,7 bilhão destinado à valorização da categoria.
Durante a entrevista, Rowenna também falou sobre a necessidade de investir em infraestrutura como forma de garantir dignidade ao ensino e ao exercício diário da profissão dos professores.
“Temos um governador professor e isso faz a diferença. (…) Já inauguramos 96 novas escolas de novo padrão. Essa qualidade ainda não chegou a todo o estado porque temos 417 municípios. No entanto, posso dizer que estamos fazendo um grande investimento na estrutura física das escolas da rede estadual, com salas climatizadas, teatros, restaurantes e quadras cobertas”, concluiu.
LEIA MAIS: