Rowenna Brito

Secretária fala sobre tentativa de envenenamento em colégio de Salvador: "Professores inseguros"

A secretária pontuou que todas as medidas de acompanhamento e segurança para alunos e professores já estão sendo tomadas

Foto: Ane Catarine/PS Notícias
Foto: Ane Catarine/PS Notícias

A Secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, comentou sobre a tentativa de envenenamento de duas professoras na última sexta-feira (31), no Colégio Estadual Edson Carneiro, localizado em São Caetano, em Salvador.

Durante a abertura da 7ª edição do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, na tarde desta quarta-feira (5), em entrevista ao PS Notícias, a secretária comentou que a situação é uma ocorrência isolada. Além disso, pontuou que todas as medidas de acompanhamento e segurança para alunos e professores já estão sendo tomadas.

“A participação dessa não acontece normalmente na rede estadual ou nas redes municipais, enfim, é uma situação fora do contexto, mas que a gente está acompanhando muito de perto, as equipes de assistência social, psicologia, da Secretaria da Educação têm acompanhado professores, estudantes”, afirmou Rowenna.

A secretária destacou o cuidado necessário com os jovens envolvidos na situação. De acordo com Rowenna, o trabalho está sendo realizado juntamente com o Ministério Público com o intuito que os envolvidos mantenham a frequência escolar.

“A gente está acompanhando as famílias dos estudantes no diálogo, acompanhando o diálogo do Ministério Público também para ajudar a gente a olhar para esses estudantes e conseguir que eles depois estudem, continuem estudando, porque a gente também vai ter que olhar para esses estudantes, para a situação deles, para o contexto e para o histórico, disse a secretária.

O caso chamou atenção nas redes sociais após uma das professoras compartilhar um áudio comentando a situação. Com intenção de alertar os colegas de profissão, a vítima expressou o espanto que sentiu a ocorrência. Ao finalizar a entrevista, Rowenna reforçou o comprometimento no cuidado dos docentes.

“Sobretudo o acompanhamento com os professores, porque os professores ficam inseguros, então a gente está acompanhando muito de perto essa situação”, concluiu a secretária.

Entenda o caso

Quatro alunos de 12 anos do Colégio Estadual Edson Carneiro, localizado em São Caetano, em Salvador, foram flagrados tentando envenenar duas professoras. O caso aconteceu na sexta-feira (31).

Segundo um áudio que circula nas redes sociais, o plano dos estudantes era colocar o veneno, popularmente conhecido chumbinho, em balas e entregar às docentes de matemática e inglês. A situação teria sido motivada pelo temor dos alunos em serem reprovados nas disciplinas.