Evento acontece de 2 a 4 de outubro

Chamada Artística da Festa Literária Arte e Identidade V está com inscrições abertas

Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de agosto

Foto: Divulgação | Audácia Foto e Filmagem
Foto: Divulgação | Audácia Foto e Filmagem

A Festa Literária Arte e Identidade V está com inscrições abertas para sua Chamada Artística, que busca escritores(as) e artistas das mais diversas vertentes para compor a programação do evento. Interessados podem se inscrever até o dia 3 de agosto, em um formulário disponível no Instagram do projeto (@arteeidentidadeoficial).

A curadoria levará em conta a conexão com o tema deste ano: “Resistir é Festejar – Arte e Literatura Negra e Indígena”. O evento acontece de 2 a 4 de outubro de 2025, no Pelourinho, em Salvador.

Realizada desde 2021, a Chamada Artística é um dos pilares do evento, servindo como vitrine para expressões culturais ainda pouco visibilizadas. Portanto, a proposta é incentivar criações que promovam o pertencimento, a valorização da ancestralidade e a construção de narrativas positivas para crianças e jovens negros.

Assim, a seleção reforça o compromisso do evento com o acesso democrático à cultura e com a ampliação das vozes negras na literatura e nas artes.

Festa Literária Arte e Identidade: Celebração e Resistência

Com uma programação gratuita, voltada ao público infantojuvenil, a Festa Literária Arte e Identidade V chega à quinta edição. Ela ocupa os espaços culturais do Centro Histórico de Salvador com rodas de conversa, oficinas, apresentações artísticas e vivências criativas.

Neste ano, o evento celebra a arte, bem como a literatura negra e indígena como formas de resistência, transformação e celebração da identidade brasileira.

A Festa é uma realização da Associação Cultural Quero Ver o Momo e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, além da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura de Salvador. Além disso, ela integra a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com recursos do Ministério da Cultura e Governo Federal.