Veja o resumo da noticia

  • Circulação Tradições: espetáculo celebra ancestralidade afro-baiana em experiência sensorial de dança, música e tecnologia
  • Apresentações são gratuitas
  • Evento acontece em Lauro de Freitas e Camaçari, nos dias 13 e 21 de novembro
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Como desfecho das oficinas gratuitas de dança afro-brasileira realizadas em Salvador e Lauro de Freitas-BA, o espetáculo de encerramento do Projeto Circulação Tradições reúne jovens artistas negros e periféricos em uma celebração da ancestralidade, bem como da cultura popular baiana. Assim, a presentação promove uma imersão sensorial onde dança, música e projeções audiovisuais se encontram para revelar o elo profundo entre África e Brasil.

Com 50 minutos de duração, o espetáculo utiliza projeções que retratam as belezas da Bahia e a força simbólica dos elementos da natureza, conduzidas por composições rítmicas que guiam a performance. No repertório, expressões como dança afro, capoeira, maculelê, puxada de rede, samba de roda, assim como a representação dos orixás evocam a ancestralidade e a resistência que sustentam as tradições afro-baianas.

O elenco conta com jovens negros, periféricos e LGBTQIAP+, participantes das oficinas realizadas entre agosto e outubro em Salvador e Lauro de Freitas. As formações, mediadas por Denys Silva, Rose Gentill e Alexsandro Palmeira, ofereceram 90 vagas gratuitas.

Assim, elas promoveram o desenvolvimento corporal, a musicalidade e a consciência ancestral como ferramentas de valorização identitária e transformação social.

“Mais do que uma mostra artística, é o resultado de um processo formativo de empoderamento e pertencimento […] Estamos muito felizes com a realização das oficinas. Foram meses intensos com depoimentos emocionantes sobre o impacto desse processo na vida dos participantes. Agora partimos para a segunda parte do projeto, as apresentações, com um elenco selecionado em audição. Estamos muito gratos por viver essa nova temporada na Bahia”, destaca Denys Silva, diretor artístico da Cia Tradições.

Cia Tradições

A Cia Tradições é famosa por seu trabalho na valorização das tradições populares e na formação de jovens artistas oriundos de comunidades periféricas. A companhia segue fortalecendo o diálogo entre arte, educação e identidade, reafirmando a arte como território de resistência e memória.

O espetáculo tem classificação livre e tem como foco o público de 10 a 60 anos, com apresentações gratuitas nas próximas datas e locais:

  • Cine Teatro Lauro de Freitas | 13 de novembro | 20h
  • Teatro Alberto Martins (Camaçari) | 21 de novembro | 19h