

Coube a Gereba, a abertura da festa com o autêntico ritmo do sertão nordestino, no Pelourinho. Além de músicas de sua autoria, ele cativou o público com clássicos como O Canto da Ema (Jackson do Pandeiro), Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) e Xote das Meninas (Zé Dantas, Gonzaga e irmãos Vitale). Fez uma homenagem a Jackson do Pandeiro e a Bule-Bule, tocando o Jacksonbule, musica que compôs com Tuzé de Abreu, e recebeu a cantora Márcia Short como convidada.
O Pelourinho contou ainda com a animação de João Almeida, do Bando Virado no Mói de Coentro e da Flor Serena. Uma festa para toda a família, em que pais e filhos puderam curtir à vontade ao som da zabumba, da sanfona e do triângulo. “Foi pensando na família que fizemos essa programação. O São João da Bahia é uma festa em que todos brincam sem confusão, na melhor harmonia”, disse o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.
No Quincas Berro D’Água, a banda Ralabuxo fez o público dançar ao som de sucessos como Sebastiana (“E gritava A-E-I-O-U-Ypsilone”), novamente relembrando Jackson do Pandeiro, e Paraíba (“Paraíba masculina, muié macho sim, senhor”), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Por lá passaram também sarapatel Com Pimenta e Vinny Brasil com muita animação até as primeiras horas da madrugada.
Quem abriu a festa no largo Pedro Arcanjo foi a banda Cole Comigo com muita arrocha no pé e lembrando músicas como Camarote (“Agora assista aí de camarote, eu bebendo gela, tomando ciroc”), de Wesley Safadão, e Meu Violão e Nosso Cachorro (“Se nosso amor se acabar, eu de você não quero nada, pode ficar com a casa inteira e o nosso carro…”), de Simone e Simaria.
O Pedro Arcanjo contou ainda com o autêntico forró do Xote de Anjo e da Alpercata de Arrasto. No largo Tereza Batista a banda Forró Frutos Nordestinos iniciou a noite relembrando Suite 14, de Maurício Mello (“Banheira de espuma, nós dois se amando e a lua por testemunha”) e foi buscar inspiração também no forró, cantando, dentre outros, sucessos de Luiz Gonzaga. Jó Miranda e Xote Bacana fecharam a noite com muito arrasta-pé.
(Fonte: Decom – Bahiatursa)


