Polêmica

Dona Ruth lamenta decisão da Justiça sobre guarda do neto: 'voltei a viver esse luto'

Murilo Huff conseguiu a guarda de Leo, alegando alienação parental e negligência médica

Veja o resumo da noticia

  • Dona Ruth falou, pela primeira vez, sobre a polêmica envolvendo a guarda de Leo
  • Ela está briga judicial com o pai da criança, Murilo Huff
  • No momento, o cantor detém a guarda do filho
Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Em meio às polêmicas envolvendo Dona Ruth Moreira Dias – mãe de Marília Mendonça -, ela falou publicamente, pela primeira vez, sobre o processo envolvendo a guarda do neto. Na última semana, a Segunda Vara de Família de Goiânia determinou que a criança fique com o pai Murilo Huff, o que tem sido questionado pela avó.

“Quando a gente perde um filho, a gente morre junto. Você precisa respirar com aquela metade que ficou. Quando eu me vi sem o meu neto, eu revivi isso. Eu voltei a viver esse luto”, lamentou em entrevista ao Fantástico.

Dona Ruth afirma não entender a motivação de Murilo em ingressar com o processo, porque, segundo ela, os dois eram “muito unidos em prol da criação”. No entanto, o marido dela, David, teria confirmado, em audiência, que a relação entre eles é “muito ruim” e que não há diálogo.

De acordo com a decisão do juiz, ao ingressar com o processo, entende-se que o modelo de guarda, antes compartilhada, deixou de funcionar. Desta forma, “o exercício do poder familiar pelos pais deve prevalecer”.

“Ele que entrou com o pedido. É isso que eu queria entender. Porque a gente vivia no respeito. Eu respeitando ele, as festas de Dia das Mães sempre foram feitas aqui em casa, com a família dele, com a minha, ele vinha para cá. Havia uma convivência, até ele ir lá e pedir a guarda”, disse.

Outros dois pontos levantados na decisão judicial foram alienação parental e negligência médica. A última refere-se à saúde do neto, que é portador de diabetes mellitus tipo 1. Testemunhas afirmam que a mãe de Marília costuma omitir informações médicas de Murilo. Entretanto, ela nega a informação e diz que todo o cuidado acontece junto à médica endocrinologista do neto e que o pai sempre esteve ciente.

Sobre a alienação parental, o desentendimento teria iniciado durante uma festa do Dia das Mães, na escola de Leo. Na ocasião, Ruth e Huff teriam se desentendido.

“Ele sempre conviveu com a família lá [de Murilo]. E ele ama o pai dele. Então, eu sempre quis que convivesse todo mundo junto. A gente sempre teve uma relação de respeito, né?”, afirmou Ruth.