Veja vídeo

Daniela Mercury se pronuncia contra leilão de áreas verdes em Salvador: 'Precisa de cuidado'

Artistas como Anitta e Russo Passapusso também já se manifestaram sobre o assunto

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A cantora Daniela Mercury se pronunciou, nesta segunda-feira (5), sobre a luta contra o leilão de áreas verdes em Salvador. Artistas como Anitta e Russo Passapusso também já se manifestaram sobre o assunto.

No vídeo publicado pelo Movimento Salvador Verde, a artista lembra que Salvador é a cidade com menos árvores no Brasil. Ela ainda diz que a paisagem da capital baiana “precisa de um cuidado ainda maior”.

“Eu peço essa reflexão, esse compromisso com essa luta contra o aquecimento global pela preservação da natureza de todos os baianos e do prefeito, das pessoas que estão envolvidas, dos vereadores da cidade e todos que podem fazer alguma coisa contra a venda desse patrimônio urbano”, clamou.

Mercury também comentou sobre Salvador já estar sofrendo com temperaturas muito altas. “A gente não pode perder a pouca vegetação que tem, a gente quer ver aquelas áreas verdes na cidade, então a gente clama pela adoção de medidas urgentes, que nos expliquem o que está acontecendo, que esse processo de venda seja mais discutido com a sociedade, que a gente não perca a identidade paisagística de uma capital tão importante”.

A cantora também pede por uma cidade que respeite a natureza e que tenha as áreas verdes preservadas.

Situação na cidade

Apesar de o primeiro projeto de lei de desafetação ter sido aprovado em 2014, permitindo a comercialização de 59 áreas, a polêmica sobre o leilão de áreas verdes voltou aos holofotes por causa de um terreno do Morro do Ipiranga que seria leiloado no dia 15 de abril.

A área é identificada como ‘C034’ e ‘C035’. Em documento emitido pela prefeitura de Salvador, não há qualquer especificação sobre restrição de construções nos terrenos, contudo, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia apontou potencial risco ambiental na vida do terreno. Com isso, o leilão foi suspenso pela Justiça Federal.

Um parecer técnico do Ministério Público da Bahia (MP-BA) também mostra que as áreas C034 e C035 possuem grande relevância ambiental, paisagística e cultural na cidade.

Em dezembro de 2023, o prefeito Bruno Reis (União Brasil), já tinha enviado à Câmara Municipal de Salvador (CMS), o Projeto de Lei nº 307/23, que autorizou a desafetação de 40 áreas públicas, incluindo áreas verdes em bairros como Barra, Boca do Rio, Engenho Velho da Federação e Paralela.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.