O cantor e compositor Péricles foi homenageado nesta quinta-feira (16), pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com o Título de Cidadão Baiano. O deputado Luciano Simões Filho (UB) propôs a honraria.
Durante o discurso, Péricles falou que se sente em casa quando está na Bahia. “Não escondo de ninguém o carinho, o amor e o quão eu me sinto em casa todas as vezes que piso em solo baiano. Agradeço, porque através da minha trajetória eu pude unir pessoas, pude plantar boas sementes e fazer com que grandes famílias se formassem através da nossa palavra do que a gente queria desde sempre, que era plantar o amor”.
O artista ainda falou da relevância da esposa, Lidiane Faria, na carreira dele. “Sem minha esposa eu não seria ninguém. Ela me transformou num grande homem, para que fosse exaltada essa grande mulher também. Vou honrar com todo o carinho do mundo esse título de cidadão baiano”.
A esposa Lidiane Faria e a filha do cantor, Maria Helena, estiveram presentes na homenagem. Ao final do discurso, Péricles cantou um trecho da música “A tristeza é senhora”, de Caetano Veloso.
O mais novo cidadão baiano
Nascido em Santo André, no interior de São Paulo, Péricles Aparecido Fonseca de Faria iniciou sua trajetória musical em 1986 como integrante do grupo Exaltasamba, onde permaneceu por 25 anos, sendo um dos responsáveis pelos sucessos da banda.
Em 2012, ele embarcou em uma bem-sucedida carreira solo, consolidando-se como uma das vozes mais icônicas do samba e do pagode no Brasil.