Saia do óbvio

Fora do mar! Conheça as cachoeiras a menos de 2 horas de Salvador

Conhecida por suas praias, a capital baiana também é uma boa alternativa para os amantes de água doce

Veja o resumo da noticia

  • Cachoeriras são ótimas opções para quem prefere banhos de água doce
  • Salvador é conhecida pelas praias, mas há opções tanto na própria cidade, quanto no entorno
  • Entre as opções está o Parque São Barolomeu, em Pirajá, que possui 4 cachoeiras
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Conhecida por praias bonitas e mar quente, Salvador também pode ser uma boa alternativa para aqueles que preferem se banhar em águas doces. A capital baiana e municípios da região possuem cachoeiras distintas, que podem agradar diferentes tipos de pessoas.

Seja por quem não gosta de areia, por alergia, ou por quem prefere trilhas e ambientes mais tranquilos, há opções variadas para sair do óbvio.

Conheça cachoeiras de Salvador e região:

1. Parque São Bartolomeu – Salvador

Situado entre Pirajá e a Enseada do Cabrito, o espaço abriga quatro cachoeiras. Lá, há trilhas guiadas gratuitas que possibilitam tanto banho nos lugares autorizados, quanto apenas a apreciação. Veja opções:

  • Cachoeira de Oxumarê: é a única do local própria par banho. Além de cristalina, ela possui uma pequena queda d’água;
  • Cachoeira Oxum: a queda d´agua também é pequena, no entanto, devido à poluição, ela é imprópria para banho. O local tem grande representação religiosa e é utilizado para oferendas e rituais;
  • Cachoeira Nanã: é a que possui maior volume de água do local e está cercada pela natureza, o que garante fotos bonitas;
  • Cachoeira do Cobre: localizada no fim da trilha, próxima à barragem, ela também compõem um cenário belo cenário cultural.

2. Cachoeira do Lobão – Simões Filho

  • Distância: 30 minutos

Ela está localizada na Região Metropolitana de Salvador e é preciso percorrer uma trilha para alcançá-la. A paisagem fica no bairro Pitanguinha e é uma nascentes do Rio Ipitanga, importante curso d’água que atravessa Salvador e deságua no Rio Joanes, formando um poço natural ideal para banho.

Lá, existe cicloturismo, caminhadas ecológicas e mobilizações comunitárias que reforçam a importância cultural e histórica do local.

3. Cachoeira de Dona Zilda – Mata de São João

  • Distância: 1 hora e 25 minutos

Localizada próximo à Praia do Forte, esta é uma das opções mais próximas para quem quer fugir dos destinos agitados. Então, ela é ideal para banho por possuir uma queda d’água em meio às pedras e também um poço.

O acesso é reralizado por uma estrada de terra e paralelepípedo. No local, há um estacionamento próximo, mas é preciso realizar uma breve caminhada para chegar à queda d’água.

4. Cachoeira do Urubu – Santo Amaro

  • Distância: 1 hora e 30 minutos

Situada no povoado de Oliveira dos Campinhos, o local é bem preservado e bonito e possui uma queda d’água de mais de 50 metros. Além disso, há um poço de águas esverdeadas.

O acesso até o início da trilha acontece através de uma estrada asfaltada. O nível de dificuldade é de médio a moderado e, assim, a conclusão é de cerca de 10 km ida e volta.

5. Cachoeira do Saco – Cachoeira

  • Distância: 1 hora e 40 minutos

É um local de fácil acesso através de uma estrada de terra. No entanto, apenas moradores costumam frequentar, principalmente em baixa temporada, que tende a ficar deserto.

Ela também é conhecida como “Cachoeirinha do Saco” por possuir uma queda d’água pequena, sendo assim ideal para um banho tranquilo.

6. Cachoeira dos Índios – Esplanada

  • Distância: 2 horas

O local possui 5m de altura e forma um poço refrescante para banho. No entanto, para acessá-lo, é necessário realizar uma trilha de cerca de 15 minutos por uma mata até uma pinguela de madeira.

A infraestrutura conta com um estacionamento em um campo de eucaliptos, assim como um estacionamento, banheiros e um restaurante simples.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.