
A educadora e influenciadora digital Bárbara Carine usou as redes sociais para defender a banda BaianaSystem, alvo de críticas após ser anunciada – pela primeira vez – entre as atrações do Camarote Salvador. Em publicação no Instagram, nesta sexta-feira (9), a professora também exaltou o cantor e compositor Lazzo Matumbi – convidado pelo grupo para participar do show.
O grupo vem sendo questionado por aceitar se apresentar em um espaço considerado elitizado no Carnaval de Salvador, o que seria, segundo parte dos fãs, um conflito com a proposta da BaianaSystem.
Bárbara iniciou o conteúdo reproduzindo uma conversa com uma filha de Lazzo. “Essa galera só pode comer cocô. Deve ser a galera que curte ir atrás da BaianaSystem tomando Heineken, com seu carro, patrimônio da família. Uma esquerda que não tem muita noção da realidade, não sabe a realidade do artista negro no Brasil”, declarou a “intelectual diferentona”.
A educadora destacou ainda a dificuldade enfrentada por artistas negros para se estabelecerem no mercado. “Quem critica não paga suas contas. Deixa os caras trabalharem, ainda levou Lazzo, que bom”, completou, destacando a trajetória do artista enquanto “orixá vivo” e “a voz da música baiana” [assista abaixo].
“Alcançar todos os públicos”
A BaianaSystem foi fundada em 2009 e faz uma premiada mistura entre música popular, afro rock, reggae e dub. É considerado um dos grupos mais importantes e influentes da música baiana atual.
Ao Portal A Tarde, o guitarrista Roberto Barreto, um dos fundadores do grupo, comentou a polêmica e justificou: “Nossa mensagem nesse momento tem que estar em todos os lugares. Não podemos falar só para os nossos, precisamos alcançar todos os públicos”.


