
Nos últimos dias, as redes sociais foram invadidas pelo doce do momento: o morango do amor. A receita é inspirada na tradicional maçã do amor e combina a fruta com brigadeiro e uma calda vermelha de açúcar, formando uma casca crocante.
A combinação de sabores e cores, formeto robusto, bem como a apresentação atrativa, torna o alimento “instagramável” e, com isso, ele tem ganhado protagonismo em vídeos, tutoriais e até memes em diversos perfis da internet. Assim, a tendência está despertando interesse daqueles que não resistem a uma boa sobremesa, e também gostam de seguir a moda do momento, atestando a veracidade da expressão “primeiro comemos com os olhos”.
Segundo o especialista em Marketing & Consumo Digital, Gustavo Coutinho, não há indicativos de quando a onda viralizou, mas o sucesso se explica pelo desejo dos internautas de consumirem o “novo” e se sentirem desafiados a entrar em trends.
“A maioria das trends são virais e se tratando da trend do morango do amor, as pessoas se sentem atraídas por consumir o novo, principalmente quando envolve produção de alimentos artesanais. Logo, essas pessoas se sentem desafiadas ao entrar nessas trends, com intuito de colaborar, produzindo conteúdos diversos sobre o tema e compartilhar o resultado final para sua rede de contatos com a finalidade de ensinar tutoriais e até comercializar os mesmos”, explicou.
O Google Trends, plataforma que mostra quais pesquisas estão em alta, registrou que o interesse dos usuários começou a crescer no dia 1º de julho. O barulho nas redes sociais refletiu no movimento das confeitarias de todo o Brasil, e em Salvador não é diferente.
Apesar do sucesso recente, muitas confeitarias já vendem o morango do amor há anos, principalmente no período junino. Inclusive, há indícios de que o doce tenha surgido na capital baiana, em 2020.
A popularidade do Morango do Amor
No entanto, mesmo lojas que não tinham o produto no cardápio, estão se adaptando de forma rápida, para acompanhar a tendência. Proprietária da Dinda Cozinha, Mariana Scaldaferri começou a produzir o doce um pouco antes dele estourar, por acompanhar confeitarias da região Sul do Brasil, que já o produzia, e uma famosa de Salvador que já o vende há alguns anos.
Por não ter experiência com caramelo, ela hesitou, mas ao arriscar, conseguiu vender 30 unidades em apenas duas horas. Agora, ela aproveita o momento para lucrar e atrair novos clientes, e afirma que a produção tem se assemelhado ao período da Páscoa.
“O morango tem atraído novos clientes e estou aproveitando pra enviar algum produto nosso que já é queridinho dos meus clientes, pra que eles possam conhecer um pouco mais do nosso trabalho. Todos os dias que fizemos a produção do morango, esgotamos tudo que conseguimos produzir. Hoje fizemos mais de 50 unidades e, se tivéssemos mais, venderíamos”, explicou.
No entanto, Mariana Scaldaferri afirma que, com toda essa procura, percebeu um alta no preço da fruta, o que vai impactar no valor do produto final. Como saída, ela já aposta em outras alternativas para seguir bombando nas vendas e causando a alegria dos consumidores.
“O morango já teve uma alta no valor de 10% e vamos precisar revisar o valor, começamos a vender por R$10 […] Assim que lançamos o morango já fizemos a uva do amor também. Já estamos testando com brigadeiro de pistache e maracujá também”.