A Caixa Cultural Salvador apresenta, nos dias 25 e 26 outubro, o espetáculo musical “Floresta dos Mistérios”, uma aventura lúdica que une diversão, folclore e inclusão, dando visibilidade e representatividade às pessoas com deficiência. Serão quatro sessões, duas no sábado e duas no domingo, sempre às 15h e às 17h, todas com tradução em libras e audiodescrição. O projeto tem patrocínio da Caixa e do Governo Federal.
O espetáculo traz a história de três crianças, Bel, Rafa e Duda que se juntam a seres mitológicos das matas como o Saci, a Iara e o Boitatá na tentativa de salvar uma floresta inteira prestes a ser derrubada para dar lugar a uma fábrica de celulares. Juntos, enfrentarão os planos da malvada prefeita Luci Fernandes e de seu atrapalhado assistente Romildo. Os habitantes da mata, no entanto, estão prontos para resistir.
A narrativa é contada através de 20 bonecos de diversos tamanhos, criados por Márcio Pontes. A encenação traz ao palco personagens diversos, incluindo representações da fauna brasileira e do folclore nacional, por meio de uma abordagem positiva, com texto e direção de Márcio Araújo, um dos criadores do programa infantil Cocoricó.
O espetáculo é bilíngue e acessível. A tradução em libras e a audiodescrição são integradas à dramaturgia e às músicas originais, que são cantadas ao vivo. As canções, compostas por Tato Fischer e Márcio Araújo, são interpretadas pelos manipuladores-cantores Clayton Bonardi, Daniela Schitini, Débora Vivan, Joaz Campos, Marcio Araújo, Matilde Menezes e Thalita Passos.
A ficha técnica conta ainda com Wagner Freire no desenho de luz, Nani Brisque na cenografia, arranjos musicais de Gabriel Moreira e a participação especial da atriz Lavínia Pannunzio em off.
Editado por Luiza Nascimento