Veja o resumo da noticia
- OSBA realiza concerto beneficente 'Natal das Estrelas' com artistas como Ivete Sangalo e Carlinhos Brown, em prol do Hospital Martagão Gesteira.
- O evento, que celebra os 60 anos do hospital, conta com a regência de Carlos Prazeres e arranjos de Luciano Calazans, unindo música e solidariedade.
- Luciano Calazans destaca sua parceria com o Martagão desde 2015, incentivada por Ivete Sangalo, e convida o público a apoiar a causa.
- O concerto apresenta um diálogo entre música popular, erudita e participações especiais como o Coral Vozes da Vida e o Corpo de Baile Sonho de Valsa.
- Carlos Prazeres ressalta a importância do evento para o Martagão e a união de talentos em prol de uma instituição essencial para a Bahia.
- O Martagão Gesteira, fundado em 1965, é um dos maiores hospitais pediátricos do Norte e Nordeste, idealizado para ampliar a assistência infantil.
- Em 2024, o hospital realizou a maior parte das cirurgias oncológicas, tratamentos oncológicos e cirurgias cardíacas em crianças na Bahia.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) se une aos maestros Carlos Prazeres e Luciano Calazans e a um time estelar de artistas baianos e nacionais para o concerto beneficente “Natal das Estrelas”, que acontece no próximo dia 21 de dezembro (domingo), às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Entre os convidados estão Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Flávio Venturini, Alinne Rosa, Pedro Pondé e Taís Nader, além dos intérpretes líricos Geilson Santos, Lina Mendes e Santiago Villalba.
Ingressos
A apresentação reunirá artistas que emprestarão suas vozes para apoiar um dos maiores hospitais exclusivamente pediátricos do país: o Martagão Gesteira, que celebra 60 anos de fundação em 2025. Os ingressos para a apresentação estão sendo vendidos pela plataforma da Sympla e na bilheteria do TCA, pelos valores de R$150 (inteira) e R$75 (meia).
O concerto terá a regência do maestro Carlos Prazeres, que assina a direção musical do concerto ao lado do maestro Luciano Calazans, responsável pelos arranjos das músicas populares, além das participações do Coral Vozes da Vida, formado por ex-pacientes do Martagão, e do Corpo de Baile Sonho de Valsa, composto por jovens do bairro de São Caetano.
Parceria desde 2015
O maestro e arranjador Luciano Calazans começou a relação com o Martagão em 2015, quando Ivete o apresentou ao projeto. Desde então, Calazans tem participado iniciativas e foi o articulador que uniu a OSBA e o grupo de cantores convidados para esta apresentação.
“Ajudar o Martagão ao lado de artistas amigos e com esta Orquestra que eu amo, admiro e que sou parceiro há anos é um presente de Natal pra mim! Com o Martagão é assim: você vai ajudar e é você que sai preenchido e enriquecido. Quem mergulha e entende a importância deste serviço não consegue esquecer. Convido a todos a fazer parte deste movimento, seja comprando os ingressos ou doando para o Hospital”, destaca Calazans.
Estrelas da música em prol do Martagão
O concerto também trará ao palco da Concha Acústica do TCA cantores líricos que interpretarão clássicos da Broadway. No local, eles vão promover um diálogo entre o repertório orquestral e a música popular.
“É uma imensa alegria compartilhar o Natal da OSBA com um evento em prol do Martagão. Isso reforça que somos uma Orquestra que é extensão da sociedade baiana. Para o programa, trouxe essas obras da Broadway, pensando nesse sentimento de que cada pessoa é uma estrela. Como diz Caetano Veloso, ‘Gente é para brilhar’. Então todos presentes, seja no palco, na plateia ou nas doações, serão uma estrela neste evento natalino para uma instituição tão nobre”, declara o maestro da OSBA, Carlos Prazeres.
60 anos do Martagão
Idealizado na década de 40, quando a Bahia tinha carência de leitos pediátricos e altos índices de mortalidade infantil, o médico Álvaro Bahia inaugurou o Martagão, com o objetivo de ampliar a assistência às crianças baianas. Mais de seis décadas depois, consolidou-se como um dos maiores hospitais exclusivamente pediátricos do Norte e Nordeste.
O Hospital tem o nome de Martagão Gesteira, uma homenagem de Álvaro Bahia ao seu amigo de fundação e das atividades da Liga Álvaro Bahia. Em 17 de março de 1965, aconteceu a inaugurado. Atualmente, é um verdadeiro patrimônio da Bahia.
Em 2024, o Martagão foi responsável por 66,7% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos. Além disso, a unidade realizou 47,9% dos tratamentos oncológicos, 43,1% das cirurgias cardíacas e por 17,6% das cirurgias neurológicas no estado da Bahia.


