Foto: Reprodução/ Redes Sociais - Reprodução/Gshow
Foto: Reprodução/ Redes Sociais - Reprodução/Gshow

A jornalista Donminique Santos, esposa de Leandro Rocha, participante do BBB 26, comentou nas redes sociais nesta terça-feira (3) sobre o termo utilizado por Edilson Capetinha para se referir ao participante. Na dinâmica da última segunda-feira (2), Edilson chamou o outro participante baiano de “analfabeto“.

De acordo com a esposa do baiano, o “brother” teve um processo de alfabetização tardia. Donminique revelou que o “Boneco” apresenta um quadro de dislexia, e por conta disso teve dificuldades para concluir a alfabetização. A jornalista auxiliou no processo de aprendizado de Leandro para finalizar o ensino médio e ingressar no curso de Música na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Quando eu conheci Leandro, Leandro não conseguia terminar o ensino médio, porque enfrentava os problemas de uma falta de alfabetização, naquele momento da infância, de uma adolescência também atravessada por várias situações, várias vivências, inclusive de situação de rua”, disse Donminique.

Ao finalizar o desabafo, Donminique afirmou que não compactua com a forma depreciativa que o termo foi utilizado. Além disso, reforçou com os seguidores que o termo não deve ser empregado como uma ofensa.

“A gente não pode normalizar essas falas, nem todo mundo tem a mesma oportunidade. Eu fui professora durante 10 anos na escola pública, e o que mais eu vi no contexto da educação foram pessoas tendo de lidar com essas fragilidades mesmo dentro do contexto da educação, porque não conseguiram ter uma base, então a gente precisa refletir, refletir sobre nossas falas e estar abertos, estarmos abertos à mudança”, pontuou a jornalista.