Lamentável

VÍDEO: Ex-The Voice, Samuel Marques sofre racismo em academia de Salvador: "Urso do Cabelo Duro"

Relato foi feito pelo músico através das redes sociais

Veja o resumo da noticia

  • Cantor Samuel Marques é vítima de racismo na Smart Fit da Graça
  • O agressor estava treinando no local
  • O artista realizou o desabafo através das redes sociais
Foto: Reprodução/Instagram @samuelmarquesoficial
Foto: Reprodução/Instagram @samuelmarquesoficial

O cantor baiano Samuel Marques, ex-participante do The Voice Brasil 2019, relatou ter sofrido racismo na academia Smart Fit, na unidade localizada no bairro da Graça, em Salvador. Através das redes sociais, neste domingo (5), o artista gravou um diálogo em que o agressor o chama de “Urso do Cabelo Duro”.

O Urso do Cabelo Duro é uma animação americana, dos estúdios Hanna-Barbera, exibida em 1971. A trama conta a história que do pernsonagem, que é retratado como carismático e cheio de planos milaborantes.

“E que comparação infeliz é essa que você faz comigo? Não tem lógica que fazer esse tipo de comparação”, disparou Samuel.

Após a vítima chamar o homem de racista , ele tentou “justificar”, dizendo que tem um genro que também é negro.

“Mas isso não justifica nada. Por que seu genro é preto você acha que tem direito de me chamar? Sua comparação é infeliz. Não tem nenhum cabimento, sério. Eu não sou seu amigo, eu não sou seu parente. Não tem lógica você brincar comigo sem nem me conhecer, e ainda pra falar algo infeliz”, continuou o cantor.

Em seguida, já fora da unidade, o artista fez um desabafo aos prantos, e explicou ter ficado sem reação ao sofrer a agressão. Além disso, Samuel Marques afirma que falou com um funcionário, que relatou não ser a primeira vez que situações como essas ocorrem, mas que o agressor sempre fica impune por falta de provas. No entanto, vale ressaltar que as unidades da Smart Fit dispõem de câmeras de segurança.

“Isso é severo, isso é doloroso pra caralh*, velho. Que diabo de país é esse? Que diabo de mundo é esse que as pessoas conseguem ser tão escrotas com as outras assim? Aí fui falar com o atendente da academia e ele me falou que era algo recorrente. Tipo, outros alunos já até tinham notificado, mas que nada tinha acontecido porque ninguém tinha filmado. É fod* isso, velho. Como é que pode ter impunidade nessa porr* desse Brasil? Porr*, eu tava saindo de casa de boa só pra fazer meu treino e tenho que passar por situações como essa. Eu tô cansado, sabe? As pessoas dizem que é mimimi porque não passam na pele, não sabem o que é sofrer o racismo. O racismo dói, velho”, lamentou.

No comentário da publicação, o perfil do Instagram da Smart Fit comentou, pedindo mais informações sobre o caro para tomar medidas cabíveis.

“Olá, Samuel, Como vai? Vimos sua publicação e ficamos extremamente preocupados com a situação. Essa não é a experiência que desejamos para nenhum de nossos usuários. Reforçamos que somos uma instituição aberta para todos, onde nenhum tipo de preconceito é tolerado. Poderia nos enviar o ocorrido pela DM, informando a unidade em questão, o horário e seu CPF, por favor? Pode contar com a gente para ajudar no que for preciso, tá bem?”.

Veja a publicação: