Uma das principais promessas do futebol brasileiro, o atacante Kauê Furquim estreou no profissional justamente no triunfo do Bahia por 1 a 0 diante do Flamengo, na Fonte Nova, na noite deste domingo (5). O jogador de apenas 16 anos entrou no lugar de Everton Ribeiro aos 40 minutos do 2º tempo.
Mesmo com pouco tempo em campo, Kauê quase marcou depois do goleiro Rossi vacilar na saída de bola do Flamengo e entregar nos pés do atacante tricolor. O jovem tentou a finalização por cobertura, no entanto a defesa rubro-negra bloqueou o chute. Após o apito final, o técnico Rogério Ceni elogiou o atacante, contudo preferiu manter a cautela.
“O que me motivou [relacionar Kauê] foi a ausência do Pulga, do Sanabria. Eu precisava de mais uma opção de velocidade para o jogo. Ele é um jogador que eu vejo muito potencial. Não para hoje, mas tem potencial para ser desenvolvido. Ele dribla em movimento, é um ponta que sabe trazer para dentro e achar o nove em avanço de espaço. Mas ele tem 16 anos, ainda vai evoluir. Vou ser honesto: se eu tivesse Sanabria e Pulga, ele não estaria na lista hoje. Fico feliz por ele, pela oportunidade, mais um jogador de base estreando com a gente. Mas não podemos queimar etapas”, explica o comandante tricolor.
O Bahia contratou Kauê Furquim junto ao Corinthians em agosto de 2025. O Tricolor desembolsou a multa rescisória de R$ 14 milhões para contar com o atacante, que passou a integrar o elenco sub-20.
Contudo, a negociação gerou uma polêmica entre os clubes envolvidos. Assim, o Corinthians alegou que o Bahia se aproveitou desta “brecha” visando preparar a jovem promessa para a transferência ao mercado europeu a partir das relações do Grupo City. Em nota oficial, o clube paulista repudiou a forma do negócio e rompeu relações com o Tricolor.
Foco no Ba-Vi
Depois de vencer o Flamengo, o Bahia foca no clássico contra o Vitória, marcado para o dia 16 de outubro, às 21h30, no Barradão, pela 28ª rodada do Brasileirão. O Tricolor está na 5ª colocação, com 43 pontos, enquanto o Rubro-Negro ocupa o 17º lugar, no Z-4, com 25.
Para o Ba-Vi, o técnico Rogério Ceni terá que mais uma vez driblar os desfalques. Santiago Arias, Gabriel Xavier, Sanabria e Rodrigo Nestor retornam ao time após cumprirem suspensão. Por outro lado, Gilberto e Willian José serão desfalques por acúmulo de cartões. A expectativa é que alguns jogadores vetados pelo departamento médico se recuperem durante esse intervalo sem jogos.
“Não parei para fazer essa conta, mas temos Gilberto e Willian fora. Alguns jogadores voltando. Kanu veio para o banco [contra o Flamengo] por uma questão de liderança e motivação, acho que com a semana de treinamento ele pode entrar em uma condição melhor. Hoje só aguentaria dez minutos. Vamos parar para pensar com calma no clássico, que como visitante é sempre muito difícil. Vamos analisar como o Vitória vem”, revelou Ceni.