Você lembra?

Chegada sob vaias e jeito de boleiro: relembre a passagem de Renato Gaúcho no Bahia

Renato Gaúcho já foi vice-campeão baiano. Atualmente ele comanda o Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes

Foto: Divulgação/EC Bahia
Foto: Divulgação/EC Bahia

O treinador Renato Portaluppi, de 62 anos, mais conhecido como Renato Gaúcho, tem uma história com o Esporte Clube Bahia. No final de 2009, o técnico, ainda no início da carreira, desembarcou em Salvador para assumir o Tricolor para temporada de 2010.

Contudo, a chegada do novo comandante ficou marcada por vaias da própria torcida do Bahia devido a uma declaração polêmica. Durante a Copa América de 1989, realizada em Salvador, Goiânia, Recife e Rio de Janeiro, Renato Gaúcho chamou a Bahia de “terra de índios”, o que deixou os baianos revoltados. Diante das vaias na chegada ao Esquadrão, o treinador se desculpou e se mostrou feliz com o novo trabalho.

“Essa confusão com o torcedor baiano é uma coisa de 20 anos atrás. Errei, como qualquer um. De cabeça quente você acaba falando certas coisas que depois se arrepende. Peço desculpas. O importante é que tive várias propostas do Brasil e do exterior e estou aqui”, disse Renato Gaúcho na chegada ao Bahia.

Depois de fazer as pazes com os baianos, Renato esteve à frente do Bahia no Campeonato Baiano de 2010, quando ficou em 2º lugar ao perdeu o título na final para o rival, o Vitória. O Tricolor chegou a vencer o jogo de volta da decisão no Barradão, contudo o Leão podia perder por até um gol de diferença por ter vencido o jogo de ida em Pituaçu e ter melhor campanha na competição.

Renato Gaúcho treinando o Bahia | Foto: Divulgação/EC Bahia

Além disso, Portaluppi também comandou o Bahia nas 13 primeiras rodadas da Série B de 2010 até deixar os baianos para assumir o Grêmio na Série A, na primeira passagem pelo clube gaúcho. Naquele ano, o Esquadrão conseguiu o acesso depois de terminar a competição em 3º lugar, enquanto Renato levou os gremista ao 4º lugar da elite do Brasileirão. Ao final da temporada, o técnico parabenizou o ex-clube pelo acesso e enalteceu o importante papel dele na reformulação do time.

“Gostaria de parabenizar o Bahia pela ascensão para a Série A. A Primeira Divisão é onde o Bahia deve estar. Os méritos são do Márcio [treinador que assumiu depois da saída de Renato], que pegou o Bahia pouco antes da metade do campeonato (Série B). Eu tenho uma participação porque praticamente 99% do grupo fui eu que montei, mas cada um tem seus méritos de acordo com sua proporção. Nós pegamos o Bahia em janeiro, aquele trabalho sim foi doloroso. Ali começamos a construir um novo Bahia. Fizemos com que o clube voltasse a pensar grande, o presidente confiou no nosso trabalho e procuramos melhorar em todas as áreas. Creio que crescemos bastante”, disse Portaluppi.

Renato Gaúcho no Mundial de Clubes com o Fluminense

Atualmente Renato vive um grande momento como treinador do Fluminense. O Tricolor carioca está na semifinal do Mundial de Clubes. O time já deixou para trás grandes times como a Inter de Milão, da Itália, e o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Nesta terça-feira (8), às 16h (horário de Brasília), o Flu enfrenta o Chelsea, da Inglaterra, querendo uma vaga na grande final da competição.

Caso vença a partida, o time comandado por Renato Gaúcho vai decidir o título contra o vencedor do duelo entre PSG x Real Madrid.

Renato Gaúcho treinando o Fluminense | Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.