O técnico do Bahia, Rogério Ceni, completa dois anos no cargo nesta terça-feira (9). O comandante tricolor é segundo treinador mais longevo da Série A, atrás somente de Abel Ferreira, que treina o Palmeiras desde 2020.
Rogério Ceni, de 52 anos, chegou ao Bahia em setembro de 2023 com a missão de livrar o time do rebaixamento, objetivo que foi alcançado. Depois de amargar o vice no estadual para o Vitória, em 2024, as taças chegaram. Neste ano, o técnico conquistou os primeiros títulos no clube: Campeonato Baiano e Copa do Nordeste.
Era Grupo City e o comando de Rogério Ceni
Desde o início da era do Grupo City, ele é o segundo técnico a comandar o Bahia e tem a confiança da diretoria. Antes dele, o português Renato Paiva esteve no cargo. Ao todo, Ceni já esteve à frente do Tricolor em 139 partidas e tem 60% de aproveitamento, sendo o 10º treinador com mais jogos pelo clube.
O desempenho do comandante fez o Grupo City renovar o vínculo com Rogério Ceni até o final da temporada de 2027.
Além disso Rogério quebrou algumas marcas como técnico do Esquadrão, como recolocar o Bahia na Conmebol Libertadores depois de 36 anos.
- Fuga do rebaixamento em 2023;
- Primeira vitória sobre o Corinthians em Itaquera (2023);
- Oitavo lugar e melhor colocação na era dos pontos corridos (2024);
- Vaga na Libertadores após 34 anos (2024);
- Primeira vitória sobre Palmeiras no Allianz Parque (2025);
- Primeira vitória sobre o Bragantino em Bragança Paulista (2025);
- Primeira vitória fora de casa na Libertadores (2025);
- Título do Campeonato Baiano 2025;
- Título do Copa do Nordeste 2025;
- Dobradinha com título estadual e regional após 24 anos (2025).
Rogério Ceni já pensa em outras marcas
Rogério Ceni volta a comandar o Bahia em uma partida oficial nesta quarta-feira (10), às 19h, quando o Tricolor enfrenta o Fluminense, no Maracanã, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O time busca chegar na semifinal da competição pela primeira vez.
“Estou aproveitando, desfrutando junto. Um ambiente bom, tranquilo. Muito legal, registro feito, taça conquistada, mas não dá para parar. Temos que continuar. Eu continuo pensando”, disse Ceni após conquista a taça da Copa do Nordeste.