Foto: Rafael Vieira / FPF-PE
Foto: Rafael Vieira / FPF-PE

Não é novidade, que a rivalidade entre Bahia e Vitória é quase um patrimônio cultural do Estado e chega a beirar o sagrado. Agora imagine um time chamado Vitória, vestido de azul, vermelho e branco. Pode até parecer piada de torcedor, mas o clube existe. O Vitória das Tabocas, de Pernambuco, transformou essa heresia esportiva em realidade.

O clube da cidade de Vitória de Santo Antão, a cerca de 46 quilômetros do Recife, virou sensação nas redes sociais depois de conquistar a Segunda Divisão do Campeonato Pernambucano. A ironia, ou a graça, é que o time ergueu o troféu com o uniforme tricolor, parecido com o do Bahia, mas carregando o nome do maior rival do Esquadrão de Aço baiano.

Fundado em 2008, o Vitória das Tabocas garantiu vaga na elite do futebol pernambucano ao derrotar o América na final. A façanha coroou a volta do clube, que já disputou as séries C e D do Campeonato Brasileiro, e agora retorna ao cenário principal.

Diferente do Bahia, a primeira camisa do clube pernambucano é tricolor e a segunda é predominantemente branca.

Nas redes sociais, torcedores baianos reagiram com uma mistura de espanto e deboche.
“O Vitória nunca será tricolor, rapaz! Eu vi todas, é rubro-negro! Que time é esse?
Vitória é vermelho e preto!”, disse um internauta. “Eu nunca vi um time se chamar Vitória, usar as cores do Bahia e ainda ter um escudo parecido com o do Fortaleza. Isso é demais pra minha cabeça”, brincou outro. “Peraí, pô! Vitória com as cores do Bahia? Isso mesmo”, comentou outro.

O influenciador baiano Daniel Ferreira, torcedor declarado do Bahia, não deixou a história passar em branco. Ele publicou um vídeo no Instagram, nesta quarta-feira (5), ironizando a situação. Na legenda, brincou: “Óia a treta que os pernambucanos tão caçando com a Bahia, véi.” E completou no vídeo: “Eles pegaram um time da segunda divisão do campeonato pernambucano e colocaram as cores do Bahia e o nome do Vitória. Não é brincadeira, não, é sério.”