
Com uma travessia inédita, o ultramaratonista aquático Heron Capinan cravou o nome na história ao realizou uma das maiores façanhas da natação em mar aberto na Bahia. O atleta baiano completou o Desafio dos 4 Faróis, de Praia do Forte para Humaitá, depois de nadar 96,5 km em mar aberto por 28h40min36s.
No dia 24 de novembro, às 11h15, iniciou o Desafio dos 4 Faróis, que conecta quatro marcos da costa baiana. Assim, Capinan passou por Farol da Praia do Forte, Farol de Itapuã, Farol da Barra e Farol do Humaitá. O percurso, próximo aos 100 km, marca um avanço significativo para a modalidade e ficou oficialmente homologado pela BOASSA (Bay Of All Saints Swimming Association).
Após mais de 28 horas enfrentando correntezas, mar instável, mudanças climáticas e o desgaste extremo de um esforço contínuo, Heron chegou ao Farol do Humaitá no dia seguinte, às 16h, com o tempo oficial de 28h40min36s. A distância final aferida representa uma realização histórica e coloca Heron Capinan entre os grandes nomes da ultramaratona aquática brasileira.
Em agosto, a equipe do PS Notícias acompanhou um dia de preparação de Heron Capinan para realização do Desafio dos 4 Faróis. Assim, como parte do treinamento, o atleta nadou em uma piscina por 24h para simular algumas das condições de resistência física e mental da prova.
Além disso, Heron também é recordista da prova dos três faróis. Na ocasião, ele nadou os 33km entre Itapuã, Barra e Humaitá em 8h05 minutos.


