Do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de jornalismo nasceu o documentário “Nêgo: Um Nome na História“. Lançada em 2018, a produção audiovisual conta a história do Esporte Clube Vitória, através de entrevistas com personagens marcantes. Neste domingo (10), a partir das 14h, o filme será exibido pela primeira vez na telona, durante o Festival de Cinema de Futebol da Bahia (FutFestBol), na sala Walter da Silveira, nos Barris, em Salvador.
A obra traz entrevistas com nomes marcantes da história rubro-negra, como o ex-lateral Rodrigo Chagas (atual técnico do sub-20), o ex-volante Fernando e o atacante André Catimba, ídolo eterno do clube, falecido em 2021. Além disso, também participam jornalistas, pesquisadores e ex-dirigentes, como os ex-presidentes Paulo Carneiro e Raimundo Viana.
O PS Notícias entrevistou o jornalista Matheus Caldas, diretor, roteirista e produtor da obra. O comunicador falou do processo de produção do documentário, o qual também está disponível no YouTube.
“Eu uni a minha graduação de jornalismo na Faculdade de Comunicação da UFBA com essa inquietação de querer trazer a história do clube. Foi um processo gostoso de se construir também, porque eu descobri muitas coisas sobre a história do clube que eu torço, entrevistei pessoas que nunca tinha falado na minha vida, que eu ouvia meu pai falar”, conta o jornalista.
Para acessar o FutFestBol basta garantir o ingresso de forma gratuita pela plataforma Sympla. “A exibição dele nesse festival representa para mim um reconhecimento e rememora o orgulho que eu senti ao fazer esse projeto, que eu sempre digo que é o projeto da minha vida”, completa Matheus Caldas.
Documentário “Nêgo: Um Nome na História”
- Direção, roteiro e produção: Matheus Caldas
- Edição e motion graphics: Filipe Caldas
- Fotografia: Matheus Bispo
- Direção de filmagem: Lucas Leawry
- Arranjo e produção musical: Felipe Vaqueiro
- Parceria: site Arena Rubro-Negra e Esporte Clube Vitória