Futebol

Em reencontro com velhos conhecidos, Bahia e Vitória entram em campo neste sábado pela Série A

Bahia recebe o Botafogo na Arena Fonte Nova, às 21h; Vitória pega o Ceará no estádio Castelão, às 18h30

Em reencontro com velhos conhecidos, Bahia e Vitória entram em campo neste sábado pela Série A
Montagem | Rafael Rodrigues/EC Bahia e Victor Ferreira/EC Vitória

A sétima rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, para Bahia e Vitória, terá um gostinho de “volta ao passado” devido ao reencontro de tricolores e rubro-negros com dois técnicos que, recentemente, estavam comandando o banco de reservas do Esquadrão de Aço e do Leão da Barra.

Quem terá esse “déjà vu” primeiro será o Vitória. O rubro-negro encara o Ceará, às 18h30, querendo se distanciar da zona de rebaixamento da competição – o clube é o 16º. Com seis pontos em seis partidas, o Leão vai reencontrar, do lado adversário, o técnico Leo Condé, um dos responsáveis pela maior conquista do clube: o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, em 2023.

Técnico Léo Conde (Foto: Victor Ferreira/EC Vitória)

A partida de hoje será realizada no estádio Presidente Vargas e pode ser considerado um jogo de “seis pontos”, uma vez que o Ceará tem oito e está na 10ª colocação. No entanto, diferente do adversário, que teve um duelo pela Copa do Brasil – derrota por 1×0 para o Palmeiras -, o Vitória teve uma semana livre de treinos, focando apenas na partida de logo mais.

Para o jogo, o técnico do Leão, Thiago Carpini deve colocar Edu como substituto de Zé Marcos, machucado, na defesa. Já o volante Baralhas retoma o lugar no time titular após ser poupado nos primeiros minutos do jogo contra o Grêmio.

A provável escalação do Vitória deve ser a seguinte: Lucas Arcanjo; Claudinho, Lucas Halter, Edu e Jamerson; Baralhas, Ronald e Matheuzinho; Erick, Gustavo Mosquito e Janderson.

O trio de arbitragem será todo do Rio de Janeiro, sob o comando Alex Gomes Stefano. No VAR, Adriano de Assis Miranda, de São Paulo, é quem estará à frente.

Bahia revê o “adepto” Renato Paiva

Um pouco mais tarde, às 21h, Bahia e Botafogo entram em campo na Arena Fonte Nova. A partida também marcará um reencontro entre a torcida tricolor e o técnico do alvinegro carioca, o português Renato Paiva.

No Esquadrão, apesar de ter sido campeão baiano em 2023, viveu sob desconfiança e clima tenso com a torcida, devido a suas convicções em alguns jogadores e formações táticas. Em setembro daquele mesmo ano, ele pediu demissão do Esquadrão, quando o clube estava na 16ª colocação da Série A. Ao todo, foram 49 jogos, com 19 vitórias, 15 empates e 15 derrotas, resultando – um aproveitamento de 49%.

Técnico Renato Paiva (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Agora, em 2025, time e treinador se reencontram em cenários distintos: Paiva recentemente assumiu um Botafogo campeão brasileiro e da Série A. Já o Bahia, com Rogério Ceni, vive um bom momento, com o Esquadrão líder do seu grupo na Libertadores e na sétima colocação do Brasileiro após dois triunfos seguidos – o time carioca está em nono.

Para o jogo de logo mais, Rogério Ceni vai escalar força máxima, após poupar o time principal contra o Paysandu, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, na vitória por 1×0, fora de casa.

Apesar de não ter suspensos, o Esquadrão sofre com desfalques no setor defensivo, já que não pode contar com o goleiro Ronaldo, o lateral Santi Arias e o zagueiro Kanu. O lateral-direito Gilberto sentiu dores na coxa no último jogo e é dúvida.

A provável deve ser a seguinte: Marcos Felipe; Gabriel Xavier [Gilberto ou Erick], David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Everton Ribeiro, Jean Lucas e Ademir [Cauly]; Erick Pulga e Willian José.

Neste duelo, tanto o trio de arbitragem quanto o VAR serão de São Paulo. Em campo, o comando será de Flávio Rodrigues de Souza. Já no vídeo, Thiago Duarte Peixoto estará à frente das decisões.