
Após a definição da fórmula de disputa e divulgação das novidades, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) apresentou a nova bola oficial do Baianão 2026. Com nome de “Cacique Bartolomeu“, a redonda rolará pelos gramados doo maior campeonato estadual do Norte/Nordeste.
O nome escolhido é uma homenagem a um dos grandes símbolos da resistência baiana em um ano que que a competição celebrará a Independência da Bahia. Indígena, Cacique Bartolomeu liderou a resistência contra as forças portuguesas durante a guerra da Independência, entre 1821 e 1823. Ele é considerado um dos heróis do Dois de Julho.
A bola, produzida pela Topper, é do modelo Samba 2026. Com tecnologia Termofusion, ela possui 12 gomos com laminado de Pu High Solid texturizado e câmara de butil com válvula substituível e lubrificada, o que garante maciez e conforto.
A estrutura interna é multiaxial, com fio de poliamida de alta resistência e elasticidade, impregnadas com borracha natural. Tudo isso em um design com cores neon, transmitindo dinamismo e movimento, associando a redonda à energia, brasilidade, ritmo e paixão pelo futebol.
A bola do Baianão 2026 garantirá maior resistência à abrasão, maior controle de direção e velocidade. Além disso, ela tem uma melhor aderência para os goleiros e 0% de absorção de água.
Baianão 2026
O Campeonato Baiano de 2026 vai começar na segunda semana do mês de janeiro e seguirá até o dia 8 de março. Com as modificações no calendário esportivo do futebol brasileiro, o torneio anunciou novidades.
A fórmula de disputa será a mesma da edição 2025, contudo com duas mudanças principais. Assim, a semifinal e a final serão disputadas em jogos únicos, para atender à determinação da CBF. A entidade concedeu, portanto, apenas 11 datas para as disputas dos estaduais no próximo ano.


