Esporte

Handebol: Salvador sedia Campeonato Brasileiro Feminino

Duas equipes baianas disputarão torneio

handebol
Foto: Reprodução / CBHb

A capital baiana recebe, a partir desta quarta-feira (23), o Campeonato Brasileiro de Clubes – Adulto Feminino 2025 de Handebol. A competição segue até domingo (27), reunindo oito equipes de cinco estados brasileiros, incluindo duas representantes da Bahia. A entrada para todos os jogos é gratuita.

As equipes participantes são oriundas dos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraná, Espírito Santo e Bahia. Representando o estado-sede estão o Sento Sé Handebol Clube, classificado após etapas estadual e regionais, e a Associação Desportiva UFBA, que garantiu vaga após a desistência da equipe do Amazonas.

A competição

A competição nacional movimenta mais de 180 pessoas, sendo 144 atletas mais integrantes das comissões técnicas, dirigentes da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e da Federação Baiana de Handebol, instituições responsáveis pela organização do torneio.

Os confrontos acontecem inicialmente no Espaço Cidadania de Itapuã (Rua da Ilha, 374), de quarta (23) a sexta-feira (25), sempre no turno da tarde, a partir das 13h. No fim de semana, as partidas decisivas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras (Rua Valdemar Magalhães Matos, 280-A – Fazenda Grande II): no sábado (26), a partir das 13h, e no domingo (27), a partir das 9h, com premiação logo após a rodada final.

Todos os jogos do Campeonato Brasileiro de Clubes – Adulto Feminino 2025 terão transmissão ao vivo pelo canal oficial da CBHb no YouTube (@cbhb1) e no perfil @tvdoor no Instagram.

Para o presidente da Federação Baiana, Luiz Fernando Gil, a presença de duas equipes da Bahia na fase nacional “representa não apenas um avanço técnico, mas também simbólico, pois evidencia o crescimento do handebol feminino tanto no interior quanto na capital do estado, servindo de inspiração para outras atletas, clubes e comunidades”.

Esporte na Bahia

Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE/UFPR), divulgado este ano, a Bahia lidera o ranking de investimento público em esporte no país nos últimos oito anos, superando estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, apesar de ser apenas a sexta maior economia brasileira.

Somente entre 2023 e 2025, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 500 milhões em infraestrutura esportiva, com 192 equipamentos já entregues e outros 161 em execução, em diversas regiões da Bahia.