Pela primeira vez na história, o Brasil venceu a Copa do Mundo de tênis de mesa. O ouro inédito veio na manhã deste domingo (20), quando Hugo Calderano derrotou o chinês Lin Shidong, atual líder do ranking mundial da modalidade, na grande final.
A partida entre Calderano e Lin Shidong terminou 4 sets a 1 para o brasileiro. Contudo, o chinês venceu o primeiro set por 11 a 6, enquanto o brasileiro levou a melhor no segundo com 11 a 7.
Assim, depois disso Calderano passou a dominar o jogo e levou a melhor no terceiro set (11 a 9) e no quarto (11 a 4). O ouro mundial veio no quinto tempo, quando o carioca, de 28 anos, venceu por 11 a 5 para fechar a partida.
Com seis vitórias consecutivas e uma campanha sem derrota na competição, Hugo deixou para trás Yukiya Uda, Eugene Wang, Hiroto Shinozuka, Tomokazu Harimoto e Wang Chuqin antes de derrubar Lin Shidong. Até então, o Brasil só havia chegado até as quartas de final da competição, com o próprio Calderano em 2019.
Nas Olimpíadas de Paris-2024, Hugo Calderano também fez história ao colocar o Brasil na semifinal da modalidade, contudo não conseguiu a medalha de bronze.
Caminho do ouro: Jogos de Hugo Calderano na Copa do Mundo de tênis de mesa
- 3×1 vs Yukiya Uda (JAP) – Fase de grupos
- 3×1 vs Eugene Wang (CAN) – Fase de grupos
- 4×1 vs Hiroto Shinozuka (JAP) – Oitavas de final
- 4×1 vs Tomokazu Harimoto (JAP) – Quartas de final
- 4×1 vs Wang Chuqin (CHI) – Semifinal
- 4×1 vs Lin Shidong (CHI) – Final
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.