Na noite desta quarta-feira (30), os jogadores do Bahia entraram em campo com 11 cães disponíveis para adoção. A ação fez parte da campanha “É o Bicho”, promovida pelo clube em parceria com a ONG Geamo (Grupo de Apoio ao Melhor Amigo) e com apoio da Arena Fonte Nova.
A iniciativa, que incentiva a adoção responsável de animais abandonados, emocionou o público presente na partida contra o Retrô, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste Sub-20. Cada jogador segurava um cão no colo, todos prontos para ganhar um novo lar.
A Ação faz parte da parceria entre o Esporte Clube Bahia SAF e a Associação Brasileira Protetora dos Animais – Seção Bahia (ABPA-BA), para estimular a adoção de pets. Diretor de Marketing e Negócios do Bahia, Rafael Soares valorizou a campanha e espera que visibilidade aumente o engajamento na causa animal.
“No Bahia, acreditamos que o futebol também pode ser uma plataforma de transformação social. Ao levarmos os cães ao campo antes da partida, buscamos chamar a atenção da torcida para a importância da adoção responsável. Foi uma ação simbólica, mas cheia de significado. Usar a visibilidade do clube para apoiar causas como essa reforça nosso compromisso com a sociedade e com valores que vão além das quatro linhas”, afirmou.
Os animais estão sob os cuidados da ONG e podem ser adotados por qualquer pessoa. Quem tiver interesse pode entrar em contato com a Geamo pelas redes sociais ou pelo site oficial.
Procura por adoção
Após o lançamento do novo filme do Superman, que inspirou a camisa do Bahia, a procura por adoção de animais aumentou cerca de 500% nos Estados Unidos, de acordo com dados divulgados pelo aplicativo de treinamento de cães Woofz.
O aumento está diretamente relacionado às cenas de Krypto, mascote do Homem de Aço, que protagoniza momentos de companheirismo e atrapalhadas ao lado do herói.
Repercussão nas redes
Após a publicação nas redes sociais, a iniciativa foi bem recebida pela torcida. Muitos torcedores elogiaram a ação nos comentários e parabenizaram o clube pelo engajamento em causas sociais.
“Eu fico até sem palavras pra essas ações desse time!”, comentou uma torcedora.
De acordo com Cátia, além da adoção de cães e gatos, a torcida pode ajudar por meio de doações para a conta pix da ONG ([email protected]). O dinheiro arrecadado será utilizado para gerir as despesas do abrigo, como alimentação, assistência veterinária, pagamento de funcionários e manutenção da sede.
Apolo, o amuleto do time
O “amuleto da sorte” que não pode faltar em um jogo do time, Apolo, já é visto pelos torcedores como muito mais do que isso, o cãozinho virou parte da torcida organizada.
E, claro, não poderia ficar de fora da campanha. Apolo foi o destaque da capa na ação que incentiva a adoção de outros animais.