Melhores do futebol

Premiação da Bola de Ouro 2025 terá novo formato e brasileiros entre os indicados

Brasil marca presença na premiação com indicados em categorias como melhor jogador e melhor clube da temporada

Foto: Lívia Villas Boas/CBF / Gonzalo Arroyo/UEFA
Foto: Lívia Villas Boas/CBF / Gonzalo Arroyo/UEFA

A cerimônia da 69ª edição da Bola de Ouro acontece nesta segunda-feira (22), às 16h (horário de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris. O evento, promovido pela revista France Football, irá premiar os melhores do futebol mundial da temporada 2024/25.

Neste ano, a premiação conta com uma mudança. Pela primeira vez, todas as categorias serão divididas igualmente entre os gêneros masculino e feminino. Assim, os prêmios de melhor jogador, melhor time, melhor treinador, melhor jovem (Kopa), melhor goleiro (Yashin) e maior artilheiro (Gerd Müller) terão versões para homens e mulheres.

Na edição de 2025 da Bola de Ouro, Vini Jr., do Real Madrid, e Raphinha, do Barcelona, representarão o Brasil na categoria masculina de melhor jogador. Já na feminina, Marta, do Orlando Pride, e Amanda Gutierres, atacante do Palmeiras e da Seleção Brasileira, disputam o título. Além disso, ainda no futebol feminino, o técnico Arthur Elias, comandante da Seleção, também concorre ao Troféu de Melhor Treinador na categoria feminina.

Na categoria Yashin, criada em 2018 para escolher o melhor goleiro da temporada, o representante brasileiro é Alisson, da Seleção e do Liverpool. O jogador Estêvão, que deixou o Palmeiras recentemente rumo ao Chelsea, aparece entre os finalistas do troféu Kopa de melhor atleta sub-21.

Por fim, o Botafogo é o representante na categoria Melhor Clube da Temporada da Bola de Ouro 2025. O Glorioso disputa o título com PSG (França), Barcelona (Espanha), Liverpool (Inglaterra) e Chelsea (Inglaterra).