FutFestBol

Salvador recebe 1º Festival de Cinema de Futebol da Bahia

Programação gratuita contará com 25 filmes produzidos por baianos ou sobre o futebol baiano

Foto: Lucas Malkut/BA.GOV
Foto: Lucas Malkut/BA.GOV

Salvador vai sediar a primeira edição do FutFestBol – Festival de Cinema de Futebol da Bahia, entre os dias 6 e 10 de agosto, na Sala Walter da Silveira, nos Barris. Com entrada gratuita, o evento reúne 25 filmes produzidos por baianos ou sobre o futebol baiano, incluindo longas, médias e curtas-metragens, além de oficinas e painéis de debate. O evento é o primeiro dedicado ao futebol baiano.

A abertura oficial será no dia 6, com a “Resenha pré-FutFestBol”, um painel no bar Velho Espanha com cineastas e produtores. No dia 7, estudantes do Colégio Estadual Senhor do Bonfim participam de uma oficina de narração esportiva com o jornalista Rainan Peralva. As sessões de cinema começam no dia 8.

A exibição de estreia traz o documentário “Bahêa, Minha Vida”, de Marcio Cavalcanti, sobre a paixão dos torcedores do Esporte Clube Bahia. O filme é o mais assistido da filmografia de futebol da Bahia, com 74.857 ingressos vendidos, segundo a Ancine.

Homenagens e Acessibilidade

A programação inclui homenagem aos 15 anos do Cinefoot, primeiro festival de cinema de futebol do Brasil, e ao diretor baiano Caó Cruz Alves. Três de seus filmes integram a mostra, entre eles o pioneiro “Ouviram Alonzanfan”, de 1998.

No sábado (9), haverá sessão com recursos de acessibilidade como audiodescrição e Libras. Os destaques são os curtas “Futebol Além dos Sentidos” e “Som das Redes”, que abordam a trajetória de atletas com deficiência, como Selmi Nascimento, multicampeão pelo Instituto de Cegos da Bahia.

Encerramento e Premiação

No encerramento, domingo (10), o festival homenageia Sylvia Abreu, fundadora da Truque Produtora de Filmes, e exibe “O Último Jogo”, longa de ficção sobre rivalidade entre vilarejos, dirigido por Roberto Studart. Também será apresentado o curta “Dilma Mendes – Futebol e Raça”, sobre a técnica baiana que revelou a jogadora Formiga.

Durante o evento, o público poderá votar nos melhores curtas e médias da mostra. Os três mais votados em cada categoria receberão troféus.

O FutFestBol foi contemplado pelos editais Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, além de apoio institucional da DIMAS/FUNCEB. Os ingressos estão disponíveis gratuitamente na plataforma Sympla. A programação completa está disponível no site do evento.