Veja o resumo da noticia
- Carnaval de Salvador conquista novo recorde no Guinness Book pela reciclagem de latas de alumínio, superando o volume registrado no Rio de Janeiro.
- Ação conjunta entre cooperativas, prefeitura e Grupo Solví viabilizou a coleta de mais de 46 toneladas de latas de alumínio durante o evento.
- Recursos obtidos com a reciclagem foram destinados aos catadores, com o material encaminhado para centrais de apoio e estações de transbordo.

Após entrar para o Guinness Book como o maior Carnaval de trio elétrico do mundo, a folia em Salvador conquistou um novo recorde no livro. Nesta terça-feira, a festa ganhou o reconhimento como a que tem a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo.
A ação resultada de uma operação conjunta entre cooperativas, Prefeitura, através da Limpurb e o Grupo Solví. O anúncio oficial aconteceu no circuito Osmar (Campo Grande).
No total, os catadores recolheram mais de 46 toneladas (46.130 kg) de latas de alumínio entre quinta-feira (12) e domingo (15). Assim, o volume supera em cinco vezes o recorde anterior, registrado em 2023, no Carnaval do Rio de Janeiro, com 8,8 toneladas (8.825 kg) de latas de alumínio recolhidas durante os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.
A categoria reconhecida pelo Guinness é “a maior quantidade de latas de alumínio coletadas em uma semana”.

Reciclagem como fonte de renda
Os catadores envolvidos na operação receberam toda a renda obtida com a reciclagem e 100% do material recolhido seguiu para reciclagem. A ação contou, portanto, com a participação de oito Centrais de Apoio ao Catador, distribuídas pelos circuitos oficiais da festa.
Durante a folia momesca, esses pontos funcionaram como locais de entrega, bem como compra de latinhas. Nas sedes, havia a separação dos materiais, pesagem e armazenamento até a coleta realizada durante a madrugada.
Assim, após essa etapa, as latinhas foram para a Estação de Transbordo do Grupo Solví, onde ocorreu a pesagem oficial.


