Veja o resumo da noticia
- Ações da Semob intensificam a fiscalização do transporte clandestino durante o Carnaval de Salvador, visando segurança e mobilidade dos foliões.
- Abordagens de veículos irregulares aumentam 66% em relação ao ano anterior, com foco na proteção dos usuários e organização do tráfego.
- Agentes removem veículos e aplicam notificações por infrações, priorizando áreas como a Estação da Lapa e a Avenida Centenário.
- Fiscalização intensificada sobre motocicletas devido ao alto índice de acidentes de trânsito envolvendo este tipo de veículo.
- Aumento de 68% nas remoções de veículos irregulares em comparação com o mesmo período do ano anterior durante o Carnaval.

Buscando garantir a segurança e a mobilidade dos foliões durante o Carnaval de Salvador, a Secretaria de Mobilidade (Semob) intensificou as ações de combate ao transporte irregular de passageiros nos principais circuitos da festa. Equipes da pasta estão atuando em diversos pontos para coibir a atividade irregular.
Nas duas primeiras noites da folia, 318 veículos foram abordados, número 66% maior do que no mesmo período do ano passado, quando 191 veículos, entre carros e motos, haviam sido abordados pelas equipes.
“O trabalho das equipes de fiscalização tem como objetivo coibir o transporte irregular, proteger os usuários e assegurar que o deslocamento durante a festa ocorra de forma organizada e segura para o folião” declarou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza.
Somente nesta sexta-feira (13), segundo dia de Carnaval, os agentes abordaram 232 veículos que registraram ainda 32 notificações por infrações diversas, e removeram 31 veículos ao pátio da Transalvador. Apenas nas imediações da Estação da Lapa e da Avenida Centenário, a Semob removeu 21 motos ao pátio por realizar o transporte irregular de passageiros.
“Aumentamos o número de abordagens aos veículos, dando foco maior nos motociclistas, uma vez que eles são responsáveis por grande parte dos acidentes de trânsito registrados”, explica o secretário.
A média de remoções este ano é 68% maior que o mesmo período do ano passado. Em dois dias de festa, os agentes removeram 59 veículos que realizavam transporte de passageiros irregularment, sendo 35 no mesmo período de 2025. As ações de fiscalização continuarão acontecendo durante todo o período de Carnaval nas proximidades dos circuitos e em outros pontos da cidade.


