
O professor Penildon Filho, candidato à reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), afirmou nesta segunda-feira (16) que uma de suas principais propostas de gestão é a criação de uma pró-reitoria de Arte e Cultura. A declaração foi feita durante a tradicional Mudança do Garcia, em Salvador. A eleição para a reitoria da instituição está prevista para o mês de maio.
Segundo o candidato, a iniciativa tem como objetivo dar mais prioridade à área artística da universidade. Além disso, destacou que visa fortalecer a produção cultural já desenvolvida pela comunidade acadêmica.
“Nós temos muitas propostas, mas aqui na mudança do Garcia, quero apenas salientar uma delas. Nós vamos criar uma pró-reitoria de arte e cultura, para justamente priorizar a área de artes da UFBA”, salientou.
Penildon destacou ainda que a universidade possui uma das estruturas mais consolidadas do país no campo das artes.
“A nossa universidade é a universidade que tem a área de artes mais importante dentre todas as universidades públicas federais do país. Nós temos a escola de artes, de dança, de música, de belas artes, de teatro, de letras, a faculdade de comunicação, que vai criar o curso de cinema e audiovisual”, afirmou.
Assim, o candidato afirmou que é preciso potencializar o alcance das produções artísticas da UFBA.
“Por conta disso, nós precisamos potencializar a nossa produção artística, que já é muito importante, porque ela tem uma circulação muito maior. Então, vote com a gente para dar um grande impulso, não somente à produção, mas à circulação cultural da produção cultural da universidade”, concluiu.


