Foto: Rafaela Maynard / PS Notícias
Foto: Rafaela Maynard / PS Notícias

A saúde dos foliões tem sido uma prioridade no Carnaval de Salvador. A Doutora Adielma, que atua no módulo de saúde instalado no Circuito Dodô (Barra-Ondina), fez um balanço dos atendimentos até o momento. Segundo a profissional, quase 3 mil atendimentos já foram realizados em todas as unidades de saúde do evento.

Em entrevista ao PS Notícias, Dra. Adielma destacou que o número de atendimentos inclui as unidades do Farol da Barra, Campo Grande, Mestre Bimba, além de duas unidades que atendem aos foliões dos bairros.

“Foram dias intensos até agora. Já estamos somando quase 3 mil atendimentos em todos os módulos assistenciais do carnaval”, afirmou.

Atendimentos e Ocorrências Comuns

De acordo com Adielma, a maioria dos atendimentos são de natureza clínica. Entre os principais casos estão os relacionados ao uso de álcool e substâncias, além de mal-estar por desidratação ou falta de alimentação.

“Hoje eu já vou com mais ou menos 80% de atendimentos clínicos, e aí está envolvido aí o uso de droga, uso de bebida alcoólica, as pessoas que passam mal porque comem alguma coisa, porque esquecem de tomar sua medicação, porque não se hidratam, depois em seguida dos traumas, os entorses, queda no circuito, unhas arrancadas, então realmente a maior parte do atendimento está relacionado a isso”, explicou Dra. Adielma.

No módulo de saúde, os foliões podem procurar atendimento para diversos tipos de problemas de saúde. Caso a demanda não possa ser resolvida no local, as equipes encaminham o paciente para hospitais da rede municipal.

“Aquilo que a gente não conseguiu solucionar aqui, nós temos unidades móveis, ambulâncias, para transportar esse paciente para a rede municipal, para o seu atendimento final, mas a gente tem uma resolutividade bastante alta aqui, chegando por volta de 97% já aqui nos módulos do carnaval”, afirmou.

Orientações para os Foliões

Para prevenir problemas de saúde durante a festa, Dra. Adielma fez algumas orientações essenciais para os foliões.

“Se alimentar, se hidratar bastante, repousar entre uma saída e outra de trio elétrico, mas principalmente se hidratar bastante. Evitar os calçados com salto alto, principalmente nós mulheres que gostamos de usar um salto alto. Então evitar, pois favorece os entorses. Evitar o uso excessivo de bebida alcoólica, mas basicamente se alimentar, se hidratar e repousar bastante”, concluiu a profissional.