Veja o resumo da noticia
- Ações da secretaria focam no combate à exploração sexual e trabalho infantil durante o Carnaval, protegendo crianças e adolescentes.
- Estratégia da secretaria atua em rede com a Justiça, divulgando canais de denúncia como Disque 100, CRAS, CREAS e plantões.
- Iniciativas visam garantir condições dignas de trabalho aos profissionais do carnaval, como catadores, cordeiros e ambulantes.
- A secretaria também promove proteção ambiental, geração de renda e cuidado à população de rua com o programa Corpo Abraço.
- Fabya Reis, secretária e pré-candidata, prioriza o Carnaval e planeja focar nas eleições para deputada estadual em momento oportuno.

Combate à exploração sexual e ao trabalho infantil são alguns dos propósitos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social durante os seis dias do Carnaval de Salvador. Em conversa com o PS Notícias, na tarde desta sexta-feira (13), durante a saída do Bloco Olodum, no Pelourinho, a titular da pasta, Fabya Reis, explicou a estratégia adotana neste ano.
“Dar uma contribuição forte na proteção das nossas crianças e adolescentes, levando a nossa campanha contra a exploração sexual, mas também contra o trabalho infantil. Isso é feito em rede com o nosso sistema de Justiça, em todos os circuitos da festa, levando a mensagem em casos de violação, Disque 100, mas também pode procurar o CRAS [Centro de Referência de Assistência Social], pode procurar o CREAS que é o Centro de Referência da Assistência Social, e nossos plantões que estão aí também em todo o percurso”, explicou.
Além dos jovens, a campanha visa estabelecer um ambiente de trabalho favorável às pessoas que atuam na folia, através de ações que focam no bem-estar dos atuantes.
“Estamos com uma ação forte de dar uma condição digna de trabalho decente aos nossos trabalhadores que fazem a festa. Então, a SEAD [Secretaria de Estado da Administração], através da segurança alimentar e nutricional, ofertando alimentos e refeições aos públicos de trabalhadores, a exemplo dos catadores e catadoras, dos cordeiros, das trabalhadoras e trabalhadores ambulantes, fazendo esse preparo durante toda a festa em vários pontos, mas também nos bairros de Amaralina, Cajazeiras, Paripe, Periperi.
A pasta também atua com realizando o trabalho de proteção ao meio ambiente, geração de renda. Além disso, garante o cuidado à população em situação de rua, com o programa Corpo Abraço em todos os circuitos. Todas as ações são replicadas também para o interior.
Eleições 2026
Além de secretária, Fabya Reis é pré-candidata a deputada estadual pelo PT. No entanto, no momento, ela afirma estar focada no Carnaval, e vai deixar para focar nas eleições posteriormente.
“Estou secretária, então isso demanda realmente que a gente tenha esse foco. Mas sim, já fazendo uma projeção para quando oportuno, da compatibilização que teremos, a gente possa organizar o foco, lançar uma grande plenária, convocar, mobilizando os apoios e apresentando as nossas plataformas. Obviamente, a nossa plataforma tem a ver com a nossa trajetória de vivência e de presença construtora dos movimentos populares, do combate à desigualdade, do combate ao racismo, abraçando o conjunto dessas agendas e, sem dúvida nenhuma, a mais forte delas: a gente defender a participação e a presença das mulheres na política”, finalizou.


