
Durante os cinco dias de carnaval na Bahia, 5.095 casos de urgência e emergência foram solucionados através da Central Estadual de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os números divulgados pela pasta são referentes ao período das 19h da quinta-feira (12) até as 19h desta terça-feira (17).
“Esse balanço do Carnaval mostra, na prática, o que é uma regulação funcionando de forma contínua e com prioridade definida por critério clínico. Só em 2025, foram solucionados mais de 329 mil casos, e 71,93% tiveram desfecho em até 24 horas. É um trabalho diário, com equipe e estrutura, para garantir acesso ao serviço certo, no tempo certo”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Demandas de Saúde no Carnaval
De acordo com Roberta Santana, as três principais demandas registradas no período da folia foram ortopedia, clínica médica e avaliação em cirurgia geral. Juntas, elas somaram 1.768 solicitações encaminhadas a unidades de saúde municipais, filantrópicas, privadas e estaduais.
Transferências e Regulação
No período, o Governo do Estado realizou 10 transferências por UTI aérea em casos de maior gravidade. Ainda segundo a Sesab, as unidades estaduais que mais receberam pacientes via regulação foram:
- Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), em Salvador
- Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador
- Hospital Geral do Estado (HGE)
- Hospital do Oeste (HO), em Barreiras


