Foto: Divulgação PMBA
Foto: Divulgação PMBA

A segurança da Lavagem do Bonfim 2026 conta com um esquema especial de policiamento a partir desta quinta-feira (8), em Salvador. A operação é realizada pela Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM).

Assim, as ações seguem até o dia 18 de janeiro, com reforço no dia 15, quando acontece a tradicional celebração religiosa e cultural que reúne milhares de pessoas na capital baiana.

A operação prevê a atuação de oito Comandos de Policiamento Regional e Especializados e da Academia da Polícia Militar (APM). Até o dia 18 de janeiro acontecem celebrações do calendário religioso e, no dia do evento principal, ações preventivas são realizadas. Além disso, haverá monitoramento em tempo real e medidas de controle até a dispersão do público.

Esquema de segurança e monitoramento

A Lavagem do Bonfim começa com uma caminhada em um percurso de oito quilômetros, saindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, até a Colina Sagrada do Bonfim. Assim, a grande concentração de pessoas ao longo do trajeto e nas áreas adjacentes exige atenção redobrada no planejamento da segurança. O esquema conta ainda com:

  • Guarnições posicionadas em 27 Postos Elevados de Observação (PEO) ao longo do percurso;
  • Equipes embarcadas em Bases Móveis de Segurança, distribuídas pelo circuito e ruas adjacentes;
  • Policiamento com atenção específica nos principais corredores viários, estações de transbordo e de metrô, terminais rodoviários e marítimos, bem como em pontos turísticos e centros comerciais.

Assim, o monitoramento contará também com o uso de aeronaves e de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), além de uma célula de intervenção tática e antibomba em prontidão.