Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-pés, marca início do Tríduo Pascal

Paróquias da Arquidiocese de Salvador celebrarão a Missa da Ceia do Senhor com programações próprias

Foto: Arquidiocese de Salvador
Foto: Arquidiocese de Salvador

A Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-pés, nesta Quinta-feira Santa (17), marcará o início do Tríduo Pascal na Arquidiocese de Salvador. Na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador (Praça Quinze de Novembro, s/n, Centro Histórico), a Missa será presidida às 18h pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

A missa da Ceia do Senhor celebra a Instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial, ocorridas na Última Ceia de Jesus com Seus discípulos, na véspera de Sua Paixão. Um dos momentos mais simbólicos da celebração é o rito do Lava-pés, em que o arcebispo repetirá o gesto de Cristo, lavando os pés de 12 pessoas, como sinal de humildade, serviço e fraternidade.

Ao final da oração, acontece a transladação do Santíssimo Sacramento para um altar lateral, onde permanecerá exposto para adoração silenciosa, simbolizando o início da agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. Neste momento, a Igreja entra em recolhimento, dando início ao período mais sagrado do calendário litúrgico: a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

Além da Catedral, todas as paróquias da Arquidiocese de Salvador celebrarão a Missa da Ceia do Senhor, com programações próprias, reunindo os fiéis em oração, silêncio e contemplação.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.